O programa da Rádio Agrodefesa desta semana trouxe informações cruciais para o setor agropecuário em Goiás, abordando temas desde a Declaração de Rebanho até o papel das mulheres na pesquisa agropecuária. Na segunda edição, os dados da Declaração de Rebanho de 2024 foram revelados, indicando a presença de 22.737.550 bovinos no estado, além de 2 milhões de suínos, 115 milhões de galinhas e 362 mil equídeos.
A vacinação contra a raiva dos herbívoros, realizada entre novembro e dezembro de 2024, também foi destaque. Com um índice de vacinação de 99,15%, 2.564.196 bovinos e bubalinos foram imunizados, porém 4.814 propriedades ainda não realizaram a declaração da vacinação, correndo o risco de sanções.
No que se refere à participação feminina, o programa celebrou o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, ressaltando a importância da atuação feminina em pesquisas sobre sanidade vegetal e biosseguridade. A gerente do Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos da Agrodefesa, Pryscilla Vanesa Gonçalves, enfatizou o valor da presença das mulheres no avanço do setor.
A luta contra as pragas que afetam a produção de milho também foi abordada, com a gerente de Sanidade Vegetal, Daniela Rézio, explicando os prejuízos causados pelos enfezamentos do milho, transmitidos pela cigarrinha. Medidas de manejo foram propostas para mitigar os danos.
Por fim, a fiscalização no comércio ambulante de mudas foi outro tema importante do programa, onde a fiscal estadual agropecuária Talita Fernandes dos Santos frisou os riscos fitossanitários envolvidos e a necessidade de adquirir mudas certificadas, a fim de prevenir a disseminação de pragas e doenças. Com esse conteúdo, a Rádio Agrodefesa reafirma seu papel como uma importante fonte de informação para produtores e profissionais do setor agropecuário, promovendo a conscientização sobre a defesa agropecuária em Goiás.