O comércio em Goiás apresentou um crescimento de 2,6% em abril de 2025 em relação ao mesmo mês do ano anterior, consolidando 17 meses consecutivos de expansão—um feito inédito desde 2013, segundo dados do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica.
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destaca que a alta nas vendas de artigos pessoais e domésticos (20,1%), produtos farmacêuticos e de perfumaria (9%) e a venda de livros, jornais, revistas e papelaria (6,8%) foram determinantes para este desempenho positivo.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ressalta que essa sequência de crescimento reflete a resiliência e a consolidação do setor, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento econômico e criando um ambiente favorável aos negócios.
Na variação acumulada em 12 meses, o comércio goiano cresceu 3,6%, com maior destaque para a venda de livros e papelaria (12,4%) e eletrodomésticos (11,9%). No acumulado do ano, houve um aumento de 1,3%, impulsionado especialmente pela venda de eletrodomésticos, que registrou 19,2%.
No varejo ampliado, a venda de veículos, motocicletas, partes e peças contribuiu para um crescimento de 4,4% na variação acumulada em 12 meses. Os resultados obtidos pelo comércio em Goiás estão alinhados com a média nacional, que apresentou um crescimento de 4,8% na variação interanual, além de 3,4% e 2,11% nas variações acumuladas em 12 meses e no ano, respectivamente.
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) é uma ferramenta crucial para acompanhar o desempenho do varejo no país, analisando a receita bruta de revenda de empresas formalmente constituídas com 20 ou mais empregados, cuja atividade principal é o comércio varejista.