Nesta sexta-feira (29/11), a Prefeitura de Abadia de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Abadia de Goiás realizou o lançamento da Virada Ambiental 2024 no Residencial Jardim do Lago, em uma importante área de preservação permanente ao redor de uma nascente do município, marcando o início oficial da temporada de plantio de mudas nativas.
A expectativa é plantar, no mínimo, mil mudas. As espécies a serem plantadas são: Jatobá, Angico, Aroeira, Jenipapo, Sangra D’Água, Pororoca entre outras.
Neste ano, o projeto contou com a participação dos alunos da escola municipal Vital Luiz da Costa, que se dedicaram e levaram materiais educativos sobre o meio ambiente, sendo protagonistas na preservação do planeta, destacando a importância do cuidado com a natureza.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Divino Alves, destacou o apoio do prefeito Wander nas ações ambientais. “O prefeito Wander, aqui hoje representado pelo vice-prefeito André é um grande parceiro das nossas iniciativas ambientais. Só nesse primeiro mandato, já temos mais de dez mil mudas plantadas e temos um Viveiro Municipal com mais de 20 mil mudas nativas para serem plantadas em áreas de preservação e para a população em geral, além de outros projetos de recuperação de áreas degradadas e arborização urbana”, pontuou.
O vice-prefeito André da Farmácia reforçou a importância da Virada Ambiental. “Uma ação de grande impacto, pois estamos semeando um futuro mais verde e sustentável. Parabéns a todos os envolvidos e tudo isso aqui demonstra o compromisso da nossa gestão com a sustentabilidade e a qualidade de vida dos abadienses,” afirmou.
Durante todo o ano, a população pode solicitar mudas para reflorestamento e arborização. Basta procurar diretamente na sede da SEMMA, localizada ao lado da Prefeitura Municipal.
O Programa Virada Ambiental idealizado pela UFG, já alcançou vários municípios do estado e parceiros como, Governo de Goiás, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD-GO), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER), Associação Goiana de Municípios (AGM), Saneago, Federação Goiana de Municípios (FGM) entre outros.