O governador Ronaldo Caiado entregou oficialmente à população, nesta segunda-feira (27/01), o Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, o primeiro da rede estadual de ensino com foco em capacitar jovens para atuarem no campo. A inauguração contou com a presença da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, e do vice-governador Daniel Vilela.
“Os estudantes encontrarão aqui um ambiente aberto para que suas tendências e vocações sejam muito bem direcionadas, e sairão daqui com dois diplomas: ensino médio e profissionalizante”, destacou Ronaldo Caiado, que enfatizou a proposta inovadora do agrocolégio, unindo ciência, tecnologia e atenção à agricultura familiar.
Gracinha Caiado reforçou o impacto social do modelo de ensino. “O jovem precisa acreditar que o campo pode proporcionar renda e que este pode ser o seu futuro. É isso que o Agrocolégio Maguito Vilela oferece”, afirmou.
Homenageando o ex-governador Maguito Vilela, que tinha raízes no campo, o agrocolégio carrega um legado significativo. “Recebemos esse tributo com sentimento de alegria e gratidão. Essa escola simboliza o futuro, oferecendo inovação e tecnologia para filhos de trabalhadores rurais”, declarou o vice-governador Daniel Vilela, filho do homenageado.
Metodologia e parcerias
Localizado no Campus Samambaia, dentro do Centro de Treinamento da Emater Goiás, em Goiânia, o agrocolégio já iniciou suas atividades com 60 alunos. A metodologia é inovadora: os estudantes passam um mês em tempo integral na instituição e outro no campo, aplicando na prática o aprendizado técnico.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação de Goiás (Seduc) e a Emater Goiás. Para a secretária de Educação, Fátima Gavioli, o projeto simboliza a força da união. “Quando dois gigantes se unem, quem ganha é o povo”, afirmou. O presidente da Emater, Rafael Gouveia, destacou que a escola fortalece os laços dos jovens com suas origens e mostra que é possível ter renda e qualidade de vida no campo.
Futuro promissor
Com foco no fortalecimento do setor agropecuário e na capacitação de jovens, o Agrocolégio Maguito Vilela planeja ampliar o número de vagas nos próximos anos: 120 em 2026 e 180 em 2027. A estrutura, aliada ao corpo docente qualificado, visa transformar o futuro rural em Goiás, unindo educação, tecnologia e inovação.