Ações de Educação Sanitária e Fiscalização Agropecuária em Goiás
No dia 15 de setembro, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) iniciou uma série de ações voltadas para produtores rurais em Professor Jamil. Com o objetivo de informar sobre boas práticas no manejo de gado, as atividades é uma oportunidade significativa para agregar conhecimento sobre a saúde animal no estado de Goiás.
Este evento inaugural, que reuniu aproximadamente 200 participantes (80 presencialmente e 120 de forma online), destacou temas essenciais para a pecuária goiana. O auditor fiscal agropecuário Raphael Portes Teixeira conduziu uma palestra educacional abordando questões como brucelose bovina, vacinação contra raiva, e a importância da Declaração de Rebanho. Teixeira enfatizou a necessidade de verificação da vacinação das fêmeas com a marca correspondente e reiterou que essa declaração deve ser realizada semestralmente no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).
Juntamente com Teixeira, participaram do encontro a fiscal Andreci Maria Trindade e a gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga. Telma ressaltou o caráter educativo das ações, afirmando que essa abordagem direta ajuda a disseminar informações cruciais entre os produtores rurais. “Estamos focando na parte pedagógica, complementando a fiscalização já existente”, comentou.
A ação também incluiu a distribuição de materiais informativos, como flyers que detalham sintomas da brucelose e orientações sobre vacinas. Tal estratégia visa ampliar o alcance educativo e se expandir para outros municípios em Goiás. Segundo Telma, os leilões atraem um grande público, permitindo uma disseminação mais abrangente de informações vitais.
José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agrodefesa, destacou a relevância desta iniciativa para fortalecer a comunicação com o setor agropecuário. Ele frisou que essas ações são planejadas para cada segmento dentro da agropecuária, visando prevenir perdas econômicas e combater doenças que possam afetar os rebanhos.
As próximas localidades a receberem as ações de educação sanitária e fiscalização agropecuária são Inhumas em 16 de setembro, São Luís de Montes Belos em 17 de setembro, e Rianápolis em 19 de setembro.