A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) participará da 78ª Exposição Agropecuária de Goiás, que ocorrerá entre 15 e 25 de maio, no Parque de Exposição Agropecuária Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Junto a outras pastas do Governo de Goiás, como a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás), a Agrodefesa montará um estande institucional para fornecer informações sobre sanidade animal e vegetal, inspeção de produtos de origem animal e fiscalização agropecuária.
Um dos principais focos da participação será a campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros, que se estende até 15 de junho nos 119 municípios considerados de alto risco. Nesta fase, bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos de todas as idades devem ser imunizados. O estande também promoverá a importância da declaração obrigatória de rebanho, que deve ser realizada até 30 de junho exclusivamente pelo sistema Sidago, com login do produtor rural.
Além disso, a Agrodefesa enfatizará a necessidade de comercialização regular de mudas, sementes e plantas ornamentais. Fiscais agropecuários estarão no estande para esclarecer ao público os riscos da introdução de pragas exóticas e as exigências legais para venda desses materiais, que só podem ser feitas por produtores ou comerciantes cadastrados no Renasem, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a participação na Exposição é uma oportunidade valiosa para informar e orientar a população sobre a importância de uma agropecuária segura e saudável.
A Agrodefesa também irá expor produtos certificados que utilizam o Selo Arte e o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), incentivando a formalização da produção familiar e a implantação de serviços de inspeção nos municípios. “Produtos inspecionados garantem mais segurança ao consumidor e fortalecem a economia local”, afirmou Paulo Viana, gerente de Inspeção da Agência.
No dia 21 de maio, a Agrodefesa participará da Caravana do SIM, promovendo palestras e discussões sobre a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em Goiás. A gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga, destacou a importância de avançar na formalização da produção, especialmente em áreas que ainda não adotaram o SIM.
Durante todo o evento, técnicos da Agrodefesa estarão disponíveis para orientar os visitantes e distribuir materiais educativos, integrando ações de educação sanitária destinadas a fomentar a defesa agropecuária e promover segurança alimentar e desenvolvimento sustentável. A Exposição Agropecuária de Goiás deverá atrair mais de 500 mil visitantes nos 11 dias de programação e a entrada é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.