A Alemanha anunciou um investimento de 1 bilhão de euros no Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), uma iniciativa do governo brasileiro voltada para proteção de florestas tropicais. A confirmação foi feita pela ministra Marina Silva, que esteve acompanhada do presidente Lula, na noite desta quarta-feira (19), em um evento no Brasil.
A ministra ressaltou a importância deste aporte, afirmando: “É com grande satisfação que anunciamos o apoio da Alemanha. Este investimento, que complementa um esforço conjunto com outros países, mostra que o TFFF é um instrumento de financiamento bem estruturado que já está proporcionando resultados positivos”.
Desde sua criação, o TFFF já acumula mais de 6 bilhões de dólares, com contribuições significativas da Noruega, Brasil e Indonésia, além de pacotes menores de apoio da França, Portugal e Suíça. A expectativa é de que esse fundo alcance um total de 25 bilhões de dólares por meio de recursos públicos de várias nações, utilizando o princípio de que para cada 1 dólar investido publicamente, serão atraídos 4 dólares do setor privado.
Participação da sociedade civil é enfatizada
No contexto da COP30, onde o presidente Lula esteve presente para as discussões, ele destacou a importância da inclusão da sociedade civil nos debates. Em sua fala, Lula enfatizou a participação de 3.500 indígenas, observando que as mulheres devem ser tratadas com o respeito e a dignidade que merecem, reconhecendo que a diversidade deve ser uma prioridade nas agendas governamentais.
“Estou entusiasmado por ver uma representação tão significativa da sociedade civil. Precisamos garantir que as vozes das mulheres e dos grupos minoritários sejam ouvidas e respeitadas nas discussões. É essencial que nós, líderes, aprendamos a valorizar essa diversidade”, destacou Lula.
Após suas atividades na COP, o presidente Lula deixou Belém na noite desta quarta-feira e tem uma viagem programada para a África do Sul, onde participará de uma reunião do G20 na sexta-feira (21).
