Cinquenta estudantes de escolas públicas estão se dedicando à criação de um curta-metragem de animação que será apresentado na cerimônia de abertura do 35º Cine Ceará, Festival Ibero-Americano de Cinema, programada para o dia 20 de setembro. Com foco em temas como segurança da população, comportamento e uso consciente da energia elétrica, a produção promete um olhar divertido e educativo sobre questões relevantes para a sociedade.
Os futuros cineastas foram selecionados entre 100 inscritos na fase inicial do projeto Compartilhe Animação, realizado recentemente em Fortaleza, abrangendo cinco escolas públicas da cidade. O cineasta Telmo Carvalho explica o trajeto percorrido pelos estudantes durante o processo criativo.
“Os alunos iniciam com aulas teóricas sobre roteiro, desenvolvimento de personagens, cenários, animação e acabamento final. Em seguida, aplicam esses conhecimentos na elaboração dos desenhos, que serão animados. Finalmente, o curta passa por edição e recebe a trilha sonora.”
A proposta do projeto vai além de ensinar técnicas de animação; busca transformar o conceito de energia em um assunto acessível e atrativo. Como destaca Telmo Carvalho, o objetivo é estimular a criatividade e o interesse dos alunos pela arte, além de proporcionar a eles acesso à linguagem da animação.
“Por meio da animação, buscamos fomentar a criatividade e o engajamento com a arte, promovendo um debate leve e divertido sobre o uso responsável da energia elétrica.”
Durante a abertura do Cine Ceará, os jovens animadores estarão presentes no Cine Teatro São Luís para receber seus certificados. Este é o quarto ano do projeto Compartilhe Animação, que já impactou mais de 360 crianças desde sua criação em 2017.