O prefeito Sandro Mabel conduziu, nesta segunda-feira (11/8/2025), uma vistoria técnica no Aterro Sanitário de Goiânia, na Região Oeste, ao lado do desembargador Maurício Porfírio, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), além de vereadores e secretários. A agenda apresentou melhorias operacionais e reafirmou o compromisso da Prefeitura de Goiânia com uma gestão moderna, sustentável e transparente dos resíduos sólidos na cidade.
Com foco em transparência, gestão pública e boas práticas ambientais, a visita detalhou o fluxo do aterro — da recepção ao descarte controlado — e ressaltou impactos diretos para a cidade e para o meio ambiente, em linha com políticas de governo voltadas à sustentabilidade e ao impacto social em Goiânia.
Como funciona o aterro: operação, controle e meio ambiente
Durante a vistoria, a comitiva acompanhou o processo de descarregamento, compactação e cobertura dos resíduos. Segundo a apresentação técnica, apenas a área de descarga permanece aberta; em seguida, máquinas compactam e cobrem o material, formando camadas de até 5 m, procedimento que reduz odores, evita proliferação de vetores e protege o solo e recursos hídricos.
“Todo mundo acha que o aterro é um grande lixão, cheio de gente, cachorro, e não tem nada disso. A única parte aberta é a de descarregamento, onde as máquinas já compactam e cobrem o lixo, formando camadas de até 5 m. Esse processo evita que o resíduo agrida a natureza. Receber o desembargador e os vereadores aqui é uma oportunidade para mostrar a realidade, diferente daquela imagem de lixão de novela”, afirmou o prefeito.
Autoridades destacam transparência e planejamento
Para o desembargador Maurício Porfírio (TJGO), a visita mostrou que é possível melhorar a gestão pública com prestação de contas e compromisso institucional: “Nós precisamos nos orgulhar do que fazemos e condenar aquilo que erramos. É importante prestar contas, como o prefeito está fazendo hoje, porque isso melhora a gestão pública e fortalece a confiança da população”.
O vereador Thiallu Guiotti ressaltou a importância de um plano estruturado para a política de resíduos. “Nos últimos 30 anos, ninguém apresentou um plano com começo, meio e fim. A forma como o prefeito conduz a política, mostrando um caminho claro e planejado, fará com que o poder público e o cidadão passem a respeitar a cidade em relação ao lixo”, disse.
Já o vereador Ronilson Reis destacou a reestruturação da Comurg e os reflexos na imagem urbana e na operação do aterro. “Eu tenho certeza que, durante este mandato, a Comurg vai ficar 100%, assim como está sendo feito aqui no aterro. Vai ser motivo de orgulho para Goiânia. O prefeito teve coragem de reorganizar e dar outra cara para a cidade”, afirmou.
Quem participou
A comitiva incluiu vereadores e secretários municipais, que acompanharam a vistoria técnica e as apresentações sobre operação, meio ambiente e planejamento da gestão de resíduos.
- Vereadores: Thiallu Guiotti, Ronilson Reis, Dr. Gustavo, William do Armazém, Tião Peixoto, Isaías Ribeiro, Wellington Bessa, Markin Goyá e Rose Cruvinel.
- Secretários: Paulo Magalhães, Coronel Cleber, Zilma Peixoto, Francisco Lacerda, Murillo Marques e Ariel Viveiros.
Foto: Alex Malheiros