Brasil atinge recorde histórico com 9,2 milhões de visitantes internacionais em 2025
No encerramento de 2025, o Brasil se consagrou com o maior número de turistas internacionais já registrado, totalizando 9.287.196 visitantes estrangeiros. Esse resultado representa um crescimento de 37,1% em comparação ao ano anterior, 2024, que detinha o recorde até então.
Atingindo enormes cifras, o desempenho superou amplamente a meta projetada no Plano Nacional de Turismo, que esperava receber apenas 6,9 milhões de visitantes. Essa evolução destaca a crescente competitividade do Brasil no turismo global, impulsionada por melhorias na conectividade aérea e uma intensificada promoção internacional do país como destino turístico.
Em dezembro de 2025, o Brasil contabilizou 896.488 chegadas de turistas, marcando um crescimento de 11% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse resultado consagra dezembro como o quarto melhor mês do ano em volume de visitantes internacionais.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, comemorou o feito, afirmando: “Superamos todas as expectativas, fazendo de 2025 o maior ano da história do turismo internacional no Brasil. Essa conquista é fruto da nossa autenticidade e diversidade, além de uma estratégia eficaz para ampliar a conectividade. Isso gerou novas oportunidades econômicas, contribuindo para o emprego e a renda ao longo do país”.
As principais portas de entrada para turistas foram lideradas por São Paulo, com 2,75 milhões de visitantes, seguida pelo Rio de Janeiro, com 2,19 milhões, e o Rio Grande do Sul, que recebeu 1,53 milhão de turistas. Entre os países emissores, a Argentina continuou em primeiro lugar, seguida por Chile e Estados Unidos.
Esses números reafirmam a importância do turismo como um vetor de desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento da imagem do Brasil em nível global.

