Brasil inova com tecnologia para automatizar controle de bagagem de mão em aeroportos, aumentando eficiência operacional

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Brasil inova com tecnologia para automatizar controle de bagagem de mão em aeroportos, aumentando eficiência operacional

Um inovador brasileiro está se destacando na aviação global com uma solução que promete revolucionar o controle de bagagens de mão nos aeroportos. *Giuliano Podalka*, CEO do HIPE Innovation Center e da Pacer, apresentou sua pesquisa de mestrado na Embry Riddle Aeronautical University, nos Estados Unidos, com o título “Automatizando o controle de bagagem de mão: Análise operacional e financeira de um estudo de caso brasileiro”.

A pesquisa foca na implementação de tecnologias automatizadas com o objetivo de mitigar os problemas relacionados à bagagem irregular, um dos principais desafios enfrentados pelo setor aéreo. “A motivação para este trabalho surgiu da necessidade de aprimorar a experiência dos passageiros e reduzir os atrasos de voos, que resultam em perdas financeiras consideráveis para as companhias aéreas”, comentou Podalka.

Durante dois anos, a elaboração da tese envolveu o estudo de diversas áreas, como liderança, análise de dados e gestão operacional. Essa formação abrangente foi crucial para a defesa bem-sucedida do projeto em Daytona Beach, na Flórida, na respeitada instituição dedicada à aviação.

A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica que combina dados de uma solução automatizada própria chamada Pacer BagScan, entrevistas com executivos de empresas aéreas renomadas, como Azul, Gol e Latam, e documentos técnicos relevantes.

O Pacer BagScan foi desenvolvido após um questionamento da diretora da Lufthansa, que perguntou sobre a possibilidade de rastrear as bagagens de mão usando tecnologia semelhante àquela aplicada ao acompanhamento de passageiros. Com isso, o sistema criado por Podalka visa impedir que bagagens de grandes dimensões sejam levadas até o portão de embarque, resolvendo as irregularidades antes que haja impacto na operação.

Dados de testes realizados em setembro de 2025 revelaram que cerca de 6,8% das bagagens excessivamente grandes chegavam ao portão de embarque, o que, em termos nacionais, representa aproximadamente 18.800 bagagens por dia e um impacto financeiro anual de cerca de US$ 34 milhões para a aviação brasileira. Além da perda de receita, as bagagens irregulares são responsáveis por atrasos significativos, com uma companhia aérea registrando até 24 horas de atraso mensal devido a problemas relacionados a bagagens.

Podalka enfatiza que a tecnologia visa identificar automaticamente os passageiros que não seguem as regras, buscando mais organização e agilidade no embarque. “Numa perspectiva mais ampla, isso pode resultar em uma operação mais eficiente, permitindo a liberação de recursos e a criação de novas rotas”, afirma.

Os próximos passos incluem uma prova de conceito (PoC) que terá início em novembro em um dos principais aeroportos do Brasil, com a colaboração de uma das maiores companhias aéreas do país. “Os testes realizados em setembro foram considerados bem-sucedidos, e a expectativa é que a tecnologia propicie uma gestão mais eficiente das bagagens, com impacto financeiro positivo para o setor”, conclui.

Com mais de 25 anos de experiência na aviação, Podalka atua em várias áreas, incluindo aeroportos, qualidade, gestão, tecnologia da informação e inovação. Ele já ocupou cargos de destaque, como Gerente de aeroportos na LATAM e Gerente Sênior de Inovação na Azul Linhas Aéreas, onde liderou projetos que transformaram tanto a operação quanto a experiência dos clientes nos aeroportos.

Atualmente no comando da Pacer, a empresa expande suas soluções além do Brasil, destacando-se com o *Tapete Digital*, já presente também na Europa. Sob sua liderança, a Pacer desenvolve produtos inovadores que estão redefinindo a experiência no setor aeroportuário, como o embarque por biometria, o *Pacer Flex* e o *BagScan*.

Foto por divulgação

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