Um inovador brasileiro está se destacando na aviação global com uma solução que promete revolucionar o controle de bagagens de mão nos aeroportos. *Giuliano Podalka*, CEO do HIPE Innovation Center e da Pacer, apresentou sua pesquisa de mestrado na Embry Riddle Aeronautical University, nos Estados Unidos, com o título “Automatizando o controle de bagagem de mão: Análise operacional e financeira de um estudo de caso brasileiro”.
A pesquisa foca na implementação de tecnologias automatizadas com o objetivo de mitigar os problemas relacionados à bagagem irregular, um dos principais desafios enfrentados pelo setor aéreo. “A motivação para este trabalho surgiu da necessidade de aprimorar a experiência dos passageiros e reduzir os atrasos de voos, que resultam em perdas financeiras consideráveis para as companhias aéreas”, comentou Podalka.
Durante dois anos, a elaboração da tese envolveu o estudo de diversas áreas, como liderança, análise de dados e gestão operacional. Essa formação abrangente foi crucial para a defesa bem-sucedida do projeto em Daytona Beach, na Flórida, na respeitada instituição dedicada à aviação.
A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica que combina dados de uma solução automatizada própria chamada Pacer BagScan, entrevistas com executivos de empresas aéreas renomadas, como Azul, Gol e Latam, e documentos técnicos relevantes.
O Pacer BagScan foi desenvolvido após um questionamento da diretora da Lufthansa, que perguntou sobre a possibilidade de rastrear as bagagens de mão usando tecnologia semelhante àquela aplicada ao acompanhamento de passageiros. Com isso, o sistema criado por Podalka visa impedir que bagagens de grandes dimensões sejam levadas até o portão de embarque, resolvendo as irregularidades antes que haja impacto na operação.
Dados de testes realizados em setembro de 2025 revelaram que cerca de 6,8% das bagagens excessivamente grandes chegavam ao portão de embarque, o que, em termos nacionais, representa aproximadamente 18.800 bagagens por dia e um impacto financeiro anual de cerca de US$ 34 milhões para a aviação brasileira. Além da perda de receita, as bagagens irregulares são responsáveis por atrasos significativos, com uma companhia aérea registrando até 24 horas de atraso mensal devido a problemas relacionados a bagagens.
Podalka enfatiza que a tecnologia visa identificar automaticamente os passageiros que não seguem as regras, buscando mais organização e agilidade no embarque. “Numa perspectiva mais ampla, isso pode resultar em uma operação mais eficiente, permitindo a liberação de recursos e a criação de novas rotas”, afirma.
Os próximos passos incluem uma prova de conceito (PoC) que terá início em novembro em um dos principais aeroportos do Brasil, com a colaboração de uma das maiores companhias aéreas do país. “Os testes realizados em setembro foram considerados bem-sucedidos, e a expectativa é que a tecnologia propicie uma gestão mais eficiente das bagagens, com impacto financeiro positivo para o setor”, conclui.
Com mais de 25 anos de experiência na aviação, Podalka atua em várias áreas, incluindo aeroportos, qualidade, gestão, tecnologia da informação e inovação. Ele já ocupou cargos de destaque, como Gerente de aeroportos na LATAM e Gerente Sênior de Inovação na Azul Linhas Aéreas, onde liderou projetos que transformaram tanto a operação quanto a experiência dos clientes nos aeroportos.
Atualmente no comando da Pacer, a empresa expande suas soluções além do Brasil, destacando-se com o *Tapete Digital*, já presente também na Europa. Sob sua liderança, a Pacer desenvolve produtos inovadores que estão redefinindo a experiência no setor aeroportuário, como o embarque por biometria, o *Pacer Flex* e o *BagScan*.


