Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade Política de Cookies e os Termos de Uso.
Aceitar
Acontece no PaísAcontece no País
  • INÍCIO
  • TURISMO
  • CULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • AGRO
  • CIDADES
Pesquisar

Feito por Logo da Reczilla

Leitura: Brasil Profundo: Projeto Inédito Mapeia Tesouros Arqueológicos em Mais de 26 Mil Cavernas Registradas
Compartilhar
Redimensionador de fontesAa
Acontece no PaísAcontece no País
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • INÍCIO
  • TURISMO
  • CULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • AGRO
  • CIDADES
Siga-nos

Feito por Logo da Reczilla

DestaqueTurismo

Brasil Profundo: Projeto Inédito Mapeia Tesouros Arqueológicos em Mais de 26 Mil Cavernas Registradas

Rose Oliveira
Nenhum comentário
Publicado 27 de julho de 2025
Compartilhar
4 Leitura mínima
Brasil Profundo: Projeto Inédito Mapeia Tesouros Arqueológicos em Mais de 26 Mil Cavernas Registradas
foto divulgação
Compartilhar

Iniciativa do Iphan e ICMBio/Cecav visa criar um plano nacional para proteger, pesquisar e promover o uso sustentável de cavidades que guardam a história milenar do país, enfrentando ameaças como vandalismo e exploração desordenada.

O Brasil, um país de dimensões continentais em sua superfície, abriga sob o solo uma riqueza histórica e científica ainda pouco explorada: mais de 26 mil cavernas já registradas, muitas delas verdadeiras cápsulas do tempo. Para desvendar e proteger esses tesouros subterrâneos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav) uniram forças em um projeto ambicioso. A iniciativa busca mapear, valorizar e criar diretrizes claras para a gestão do patrimônio espeleológico nacional.
Integrado ao Plano de Ação Nacional para Conservação do Patrimônio Espeleológico Brasileiro (PAN Cavernas do Brasil), o projeto tem como objetivo principal a preservação de cavidades com significativo valor arqueológico e cultural. Esses locais, que contêm desde pinturas rupestres milenares até vestígios das primeiras ocupações humanas nas Américas, enfrentam ameaças constantes. “Essas cavidades estão sob constante ameaça, seja por vandalismo, turismo não orientado, mineração ou pressões fundiárias”, alerta o arqueólogo Danilo Curado, do Iphan.
Para combater esses riscos, o projeto desenvolverá dois produtos centrais. O primeiro é um manual de boas práticas, destinado a orientar turistas, comunidades locais, guias e gestores públicos sobre como interagir com esses ambientes de forma responsável, minimizando impactos e promovendo a educação patrimonial. O segundo é um fluxograma técnico-operacional, uma ferramenta para padronizar a análise e a classificação do valor histórico-cultural das cavernas, garantindo que a expertise do Iphan seja aplicada de forma sistemática em todo o território nacional.
 
A colaboração entre os órgãos federais é um pilar da estratégia. “Com o cruzamento de dados geoespaciais, vistorias conjuntas e a construção de um Termo de Cooperação, essa ação permitirá criar uma base estruturada para intervenções futuras”, explica Curado. O resultado final pode culminar na criação de uma Carta Nacional das Cavidades com Sítios Arqueológicos, um documento inédito que consolidaria o conhecimento sobre esses locais.
 
Cidades Subterrâneas e a História das Américas.
O Brasil possui alguns dos sítios arqueológicos em cavernas mais importantes do mundo. O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, por exemplo, apresenta vestígios que sugerem uma presença humana de até 50 mil anos, um marco para a história da ocupação do continente americano. No Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, encontram-se pinturas rupestres com mais de 12 mil anos, em um estado de conservação notável. Outras regiões de destaque incluem o Vale do Ribeira (SP), a Serra do Ramalho (BA) e Serranópolis (GO), que abrigam arte rupestre e estruturas funerárias ainda em estudo.
 
A conservação desses locais é descrita como “urgente e estratégica para a memória nacional, a ciência e a valorização do território”. Além de proteger o que já é conhecido, o projeto visa preencher lacunas na legislação, que atualmente carece de instrumentos normativos específicos para o uso turístico de cavernas, deixando muitos sítios vulneráveis.
Ao unir prevenção, educação e valorização cultural, a iniciativa não apenas protege o passado, mas também olha para o futuro, buscando criar oportunidades de desenvolvimento sustentável para as comunidades que vivem no entorno dessas riquezas naturais e históricas. O objetivo é garantir que as histórias milenares guardadas no subsolo brasileiro não se percam no tempo.
 
 
Los Cabos: O Destino Ideal para Eventos Corporativos no México e sua Ascensão no Turismo de Negócios
TECNOLOGIA A FAVOR DO COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS
Colômbianos Descobrem os Encantos Turísticos da Chapada dos Veadeiros em Goiás
Guias de Turismo de Goiás ganham data comemorativa – Goiás Turismo
Nova York Revela Atrações Imperdíveis e Eventos Até 2026 para Turistas e Moradores
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp? WhatsApp? LinkedIn Telegram Threads Bluesky E-mail Copiar Link Imprimir
Compartilhar
Artigo anterior Saúde de Goiás e entidades definem ações para mitigar impactos da guerra tarifária dos EUA sobre o setor saúde Saúde de Goiás e entidades definem ações para mitigar impactos da guerra tarifária dos EUA sobre o setor saúde
Próximo artigo Funcionamento das unidades da Secult Goiás no feriado da fundação da cidade de Goiás: veja quais abrem e quais permanecem fechadas Funcionamento das unidades da Secult Goiás no feriado da fundação da cidade de Goiás: veja quais abrem e quais permanecem fechadas
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione uma classificação!

Reisen Clube TV
Reisen Clube TV Baixe o App
Sobre a Reisen Clube TV
Slide 1 Slide 2 Slide 3 Slide 4 Slide 5 Slide 6 Slide 7
Goiano do Pé Rachado
Uai, quer um Descontim bão de 10%?
Coloca o cupom, sô!:
ESTRADASELENTES
Assistir o Estradas e Lentes Conhecer a Reczilla Fazer um anúncio

Você também pode gostar

Confirmada em Goiânia, Expo Turismo Goiás 2025 amplia estrutura e projeta crescimento no setor
DestaqueTurismo

Confirmada em Goiânia, Expo Turismo Goiás 2025 amplia estrutura e projeta crescimento no setor

3 Leitura mínima
Janeiro Repleto de Tradições e Festividades pelo Brasil.
Acontece no PaísCulturaDestaqueTurismoTurismo de Goiás

Janeiro Repleto de Tradições e Festividades pelo Brasil.

3 Leitura mínima
Experiências culturais gratuitas imperdíveis no sul dos Estados Unidos
Turismo

Experiências culturais gratuitas imperdíveis no sul dos Estados Unidos

5 Leitura mínima
Acontece no PaísAcontece no País
Siga-nos

Logo da Reczilla

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?