A cidade de Goiânia tem se beneficiado de um canal de atendimento que funciona 24 horas para atender as necessidades do projeto Brilha Goiânia. Desde sua inauguração, há cerca de 30 dias, o número de telefone 0800 062 0808 já registrou 759 solicitações, todas solucionadas em até quatro dias úteis.
Com uma equipe composta por 43 profissionais, o canal está disponível todos os dias, aberto para que a população reporte falhas e problemas no sistema de iluminação pública. Assim que uma solicitação é feita, uma ordem de serviço é gerada para garantir que o reparo seja realizado de forma ágil. Este serviço abrange apenas os bairros que já passaram pela modernização da iluminação, enquanto outras demandas devem ser direcionadas ao e-mail ouvidoria@brilhagoiania.com.br.
Até o momento, o programa já implementou a troca de mais de 120 mil lâmpadas convencionais por novas luminárias de LED. Estes novos produtos apresentam uma taxa de problemas técnicos de apenas 0,8%, uma melhoria significativa em relação às antigas lâmpadas de vapor de sódio, que apresentavam uma taxa média superior a 6%.
As solicitações mais comuns referem-se à manutenção de lâmpadas defeituosas. Para facilitar o atendimento, os cidadãos devem fornecer informações detalhadas sobre a localização do problema, incluindo bairro, rua e, se possível, um ponto de referência.
Demandas e Progresso do Programa
O empreendimento público-privado Brilha Goiânia tinha como meta a instalação de 140 mil novas luminárias ao longo de 18 meses. Contudo, mais de 40 equipes estão atuando ativamente, acelerando o cronograma. A marca de 100 mil luminárias atualizadas foi atingida em agosto, e há expectativas de que o total de 140 mil pontos seja alcançado ainda neste mês. Com isso, a cidade já beneficiou mais de 1,2 milhão de moradores em apenas sete meses de trabalho.
Esse avanço não só melhora a qualidade da iluminação pública na capital, mas também contribui para o aumento da segurança e do bem-estar da população.
Fotos: Alex Malheiros