O Brasil deu um passo significativo para fortalecer o setor turístico com a criação do Calendário Turístico Oficial, que foi oficializado por meio da regulamentação da Lei nº 14.865, de 28 de maio de 2024. O ministro do Turismo, Celso Sabino, referendou a regulamentação durante a abertura da Marcha dos Secretários de Turismo, realizada em Brasília. O ato incluiu a assinatura de uma portaria que estabelece procedimentos para a inclusão de eventos no calendário.
O novo calendário visa divulgar de forma organizada os muitos eventos turísticos do país, promovendo o turismo local e ajudando a impulsionar a economia regional. Com a publicação das normas de gestão e critérios de inclusão, o Ministério do Turismo será responsável pela atualização constante da ferramenta, que pode ser acessada online. O calendário incluirá uma variedade de eventos, desde festas tradicionais a festivais culturais e gastronômicos, todos com potencial para atrair visitantes.
O ministro destacou que a regulamentação transforma o calendário em uma ferramenta estratégica para promover destinos de todas as regiões, beneficiando a cultura local e contribuindo para a geração de empregos. A seleção de eventos será baseada em propostas enviadas por municípios, estados e entidades do setor, e será considerada a veracidade das informações fornecidas.
Além de impulsionar eventos, o Ministério do Turismo firmou uma parceria com a Universidade Estadual do Amazonas para ampliar a acessibilidade no turismo e promover o Turismo Responsável. Essa colaboração inclui a publicação de um livro e ações de capacitação, reforçando o compromisso do governo com a inclusão.
A IV Marcha dos Secretários e Dirigentes de Turismo, que ocorre entre 1 e 3 de abril em Brasília, reúne gestores de todas as regiões do Brasil para discutir o futuro do turismo e explorar inovações e tendências no setor.