Campanha Alerta para os Riscos e a Ilegitimidade da Prática de Soltar Balões

1 Leitura mínima
Campanha Alerta para os Riscos e a Ilegitimidade da Prática de Soltar Balões

As festas juninas estão em plena atividade no Brasil, mas este período também traz preocupações relacionadas à segurança, especialmente com a soltura de balões. A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, que representa 42 concessionárias, está intensificando a Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes.

Milene Matoso de Novaes, especialista em Comunicação e Sustentabilidade do grupo, destaca os perigos associados a essa prática. “Soltar balões é extremamente perigoso e pode gerar consequências muito graves. Quando um balão cai sobre a rede elétrica, ele pode provocar curtos-circuitos, incêndios e até grandes apagões, além de colocar a vida das pessoas em risco, principalmente em áreas urbanas, com alta concentração populacional”, alerta.

Além dos riscos à segurança, soltar balões é considerado crime ambiental. A pena para quem fabrica, vende, transporta ou solta balões que possam provocar incêndios varia de um a três anos de detenção, além de multa.

A campanha também oferece dicas para garantir a segurança durante as festividades. Entre as recomendações estão buscar locais abertos ao fazer fogueiras, escolher áreas seguras para soltar fogos, distantes da rede elétrica, e nunca prender bandeirinhas em fios nos postes de energia.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *