A Campanha de Multivacinação foi oficialmente lançada nesta segunda-feira, 6 de outubro, em uma cerimônia na Unidade Básica de Saúde Bom Sucesso, em Senador Canedo, uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Este projeto, que ocorre em todo o Brasil de 6 a 31 de outubro, visa facilitar o acesso às vacinas contidas no Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes, sendo seu lema “Vacinar para o perigo não voltar”.
Flúvia Amorim, subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, ressaltou a necessidade de envolvimento de todos os gestores e equipes para melhorar os índices de cobertura vacinal e garantir proteção à população.
“A imunização é fundamental para evitar mortes e complicações devido a doenças que estavam controladas ou erradicadas. O retorno de doenças como poliomielite, sarampo e Febre Amarela representa uma ameaça real. Precisamos levar informações seguras e confiáveis à população”, afirma Flúvia.
Objetivos da Campanha
A Campanha de Multivacinação tem como metas atualizar as situações vacinais, aumentar a cobertura, além de reduzir a incidência e contribuir para o controle e eliminação de doenças preveníveis por vacinação em indivíduos com menos de 15 anos.
No dia 17 de outubro, uma Blitz no Trânsito será realizada na Avenida 136 em Goiás, com o intuito de informar motoristas sobre a importância da vacinação e convidá-los para o Dia D de Vacinação, que ocorrerá em 18 de outubro.
A Secretaria de Saúde recomenda que os municípios adotem diversas estratégias para alcançar aqueles que estão não vacinados ou com o esquema incompleto, como ampliar os horários de atendimento nas unidades de saúde e realizar vacinas em escolas, feiras e parques, explorando locais fora das unidades de saúde.

Cobertura Vacinal em Goiás
Em 2025, Goiás registrou um aumento na cobertura de algumas vacinas, como a BCG, atingindo 90%, comparado a 86,40% em 2024. No entanto, vacinas como Pentavalente e Polio ainda precisam melhorar, apresentando coberturas de 77% e 76,24%, respectivamente, em 2025, abaixo das taxas de 82,04% e 83,41% do ano anterior.
O Ministério da Saúde estabelece uma meta de cobertura de 95%. Desta forma, a população é encorajada a visitar uma das mais de mil salas de vacinação disponíveis no Estado para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.