O festival Canto da Primavera traz uma variedade de mais de 40 apresentações gratuitas, além de cortejos culturais e experiências gastronômicas em Pirenópolis, contando com a presença de artistas renomados como Ana Carolina, Xande de Pilares e Pato Fu até o próximo domingo (14 de setembro).
Com seu 24º Canto da Primavera – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis, o festival inicia sua programação mais intensa nesta sexta-feira (12 de setembro). Ao longo do evento, que se estende até domingo, os visitantes poderão desfrutar de um amplo leque de atrações musicais distribuídas em seis palcos, proporcionando uma experiência rica, acessível e variada para amantes da música.
O Palco Cavalhódromo será o destaque, recebendo grandes nomes da música brasileira. Hoje, Ana Carolina apresentará o show “25 Anas” às 21h. No sábado, o ritmo do samba será representado por Xande de Pilares, que se apresenta às 22h30. O festival se encerrará no domingo às 20h15 com a famosa banda Pato Fu. Além desses artistas, o palco contará também com talentos goianos como Nila Branco, Mr. Gyn e Heróis de Botequim.
A programação se estende a outros cinco palcos: Coreto, Teatro, Ponte de Pedra, Largo da Matriz e Prainha. Assim, o evento busca não apenas garantir a acessibilidade ao público, mas também diversificar as experiências musicais, com shows que vão do jazz à música popular brasileira, além de roda de samba e apresentações autorais.
De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o festival serve como uma vitrine importante para a música goiana, incentivando a troca entre diferentes gerações de artistas. “O Canto da Primavera é uma festa democrática que exalta a diversidade cultural e oferece experiências únicas ao público”, afirmou.
Além das apresentações musicais, o Canto da Primavera 2025 trará cortes culturais pelas ruas de Pirenópolis e o espaço Goiás Feito à Mão, que reunirá artesanato e gastronomia local. A primeira edição do Canto Gastronômico também ocorrerá neste fim de semana no Palco Cavalhódromo. Diversas atividades lúdicas, como totens para fotos instantâneas e a Bubble House (uma bolha decorada com balões), estarão disponíveis para o público, enriquecendo a experiência no evento
Outras atividades
Durante o festival, a Goiás Turismo está aproveitando o evento para promover seus 12 destinos turísticos. Os visitantes poderão interagir com jogos, como um Jogo da Memória gigante que destaca as principais atrações do estado. Também haverá um painel de arte urbana, ideal para fotos.
Mais uma atração do festival é o espaço no Palco Prainha, onde o público poderá deixar mensagens e recordações sobre o Canto da Primavera 2025, unindo música e cultura em uma festa memorável.
Ana Carolina: 25 anos de carreira celebrados
A artista Ana Carolina traz para o festival a turnê “25 Anas”, que celebra sua carreira de 25 anos. O espetáculo, dirigido por Jorge Fajalla, revisita sua trajetória musical e inclui novas composições do EP “Ainda Já” e os sucessos que marcaram sua carreira. Elementos cenográficos e projeções em LED oferecem uma experiência quase cinematográfica no palco.
Xande de Pilares: um ícone do samba
Xande de Pilares, com 55 anos, é outro destaque do evento. Com mais de três décadas dedicadas ao samba, ele é fundador do grupo Revelação e possui uma carreira solo sólida, incluindo seis álbuns autorais e um Grammy Latino 2024. Seu show em Pirenópolis promete uma mistura de tradição e inovação.
Pato Fu: três décadas de criatividade
Com 30 anos de carreira, a banda Pato Fu é reconhecida por sua originalidade no cenário pop brasileiro. Com um Grammy Latino em seu currículo e atividades em diversos países, a banda, atualmente composta por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Richard Neves e Xande Tamietti, apresentará clássicos de sua trajetória.
A programação detalhada, com os horários de cada atração, pode ser consultada no site oficial do festival.
Sobre o evento
Realizado em sua 24ª edição, o Canto da Primavera destaca-se como uma das iniciativas mais relevantes no âmbito da valorização da música em Goiás, proporcionando oportunidades para artistas locais e ampliando a visibilidade da cena musical no estado.
O festival é promovido pelo Governo de Goiás em colaboração com a Universidade Federal de Goiás e outros órgãos, reafirmando seu compromisso com a cultura regional e a promoção do turismo.