A exposição “Novas Aquisições – Coleção Artistas Goianos” foi inaugurada no Centro Cultural Octo Marques em Goiânia na última sexta-feira (03/10). A iniciativa da Associação dos Amigos da Galeria de Artes Antônio Sibasolly busca promover a apropriação da arte contemporânea por meio de visitas mediadas e recursos de acessibilidade, apoiada pelo Edital de Fomento às Artes Visuais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
A participação inicial contou com cerca de 80 alunos da Escola Municipal Dalísia Martins Doles, abrangendo estudantes dos 5º e 9º anos. As visitas são parte de uma série de iniciativas destinadas a estudantes da rede pública e ao público em geral, fomentando o contato com a produção artística local.
Destacando-se pela inclusão, o projeto implementa recursos como audiodescrição, QR Codes táteis, interpretação em LIBRAS e um catálogo bilíngue com encarte em braille, facilitando o acesso à arte contemporânea para todas as pessoas.
A exposição “Novas Aquisições” reúne obras de dez artistas goianos, incluindo Anna Behatriz Azevedo, Benedito Ferreira, Chico Silva e outros. A curadoria, realizada por Paulo Henrique Silva, propõe um panorama das distintas linguagens e investigações visuais, refletindo sobre a arte como forma de diálogo com temas relacionados ao território e à memória do Cerrado.
As mediações, dirigidas por Lucas Miranda, incentivam discussões sobre o papel da arte como linguagem. A visitação da mostra é gratuita e está aberta até o dia 31 de outubro, funcionando diariamente das 9h às 16h, no Centro Cultural Octo Marques, localizado no Edifício Parthenon Center, Goiânia. Escolas e grupos interessados podem se inscrever durante todo o período da exposição para participarem das visitas mediadas.
Fotos: Divulgação