Um grande incêndio florestal está devastando a mata da Chapada Diamantina, na Bahia, desde esta quinta-feira (27). As áreas mais afetadas incluem Mucugezinho, Serra dos Brejões e Morro do Pai Inácio, próximas ao Parque Nacional da Chapada e à cidade de Palmeiras. Para conter o avanço das chamas, que se espalham rapidamente em meio à vegetação seca, mais 20 bombeiros e um helicóptero foram enviados à região nesta sexta-feira.
Moradores da localidade têm compartilhado vídeos nas redes sociais que mostram o alastramento do fogo, embora, até o momento, não tenham sido registradas vítimas ou evacuações.
Nos últimos dois dias, um total de 25 bombeiros e dois aviões têm atuado na operação de combate ao incêndio, com o apoio de brigadistas voluntários e membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros da Bahia está avaliando os focos ativos na região para otimizar o tempo de resposta, uma vez que as áreas são bastante íngremes e dificultam o deslocamento terrestre dos brigadistas.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicou que a Bahia se posiciona como o segundo estado brasileiro com mais focos de incêndio nas últimas 48 horas, ficando atrás apenas de Roraima. Em nota, o ICMBio informou que, apesar do incêndio ter sido controlado dentro do parque na madrugada de sexta-feira, a situação continua crítica na Área de Proteção Ambiental adjacente.
Conforme o ICMBio, a atual estação de chuvas na Bahia tem apresentado precipitações abaixo das expectativas, e a combinação da falta de chuvas com as altas temperaturas é o principal fator que contribui para a propagação do incêndio.