Chapada dos Veadeiros promove ciclo de encontros dedicado à Capoeira Angola.

4 Leitura mínima
Chapada dos Veadeiros promove ciclo de encontros dedicado à Capoeira Angola.

A Chapada dos Veadeiros será o cenário de um importante projeto cultural entre maio e setembro de 2025, intitulado Saberes e Poderes na Capoeira Angola. O programa contará com cinco encontros mensais nos finais de semana, visando promover uma rica troca de conhecimentos entre mestres e mestras renomados e representantes dos saberes tradicionais da região. A iniciativa busca fortalecer a Capoeira Angola como uma expressão vital da cultura local e nacional.

O projeto é viabilizado por recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) e é operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). A capoeirista Fernanda Vieira será a responsável pela condução do programa, que oferecerá uma carga horária total de 140 horas.

Entre os mestres confirmados estão: Mestra Gegê (RJ), Mestra Cristina (RJ), Mestra Dí (PE), Mestre Leninho (GO) e integrantes do Coletivo Pretas Angoleiras (GO). Esses capoeiristas têm trajetórias marcantes em diversas regiões do Brasil, conquistando reconhecimento internacional e se destacando por suas contribuições a projetos sociais voltados para comunidades, mulheres e crianças.

O primeiro ciclo do programa ocorrerá neste fim de semana, com a participação da Mestra Gegê, que atua há anos no Núcleo Aluandê – Capoeira Angola, em Alto Paraíso de Goiás. Além das atividades formativas, o projeto incluirá duas rodas abertas de capoeira por encontro, promovendo a integração entre grupos e a comunidade local.

A participação é aberta a todos, sejam iniciantes ou praticantes de capoeira de todo o Brasil. A iniciativa também oferece desconto de 50% (meia-entrada) para idosos (60+), estudantes com carteirinha válida e jovens com ID Jovem. Também serão disponibilizadas 10 bolsas integrais por encontro para moradores da Chapada dos Veadeiros, priorizando pessoas negras, indígenas e trans, mediante comprovação de residência e vulnerabilidade social.

A programação do primeiro ciclo inclui atividades variadas, como oficinas de capoeira, exibições de filmes sobre Capoeira Angola e uma grande roda aberta à comunidade.

Programação – Ciclo 01

16/05 (Sexta-feira) – na Barca Coração

  • 15h – Abertura
  • 16h – Oficina Cantos e Coros – Ladainhas e corridos
  • 18h30 – Mostra Camugerê: Sessão gratuita de filmes sobre Capoeira Angola e Cinema Negro
  • 20h – Grande roda na Praça do Skate, aberta à comunidade.

Sábado (17/05) – Ginásio de Esportes Ulisses S. da Silva

  • 8h – Prosa de Saberes
  • 9h30 – Oficina de Capoeira: Movimentação
  • 14h – Oficina de Capoeira: Musicalidade e Movimentação
  • 18h30 – Mostra Camugerê no Espaço Tsuru: Sessão gratuita de filmes sobre Capoeira Angola e Cinema Negro
  • 20h – Grande roda na Praça do Skate, aberta à comunidade.

Domingo (18/05) – Pousada Aldeia da Lua (São Jorge)

  • 08h30 – Roda de Celebração da Capoeira Angola – Na saída CAT – Alto Paraíso.
  • Passeio com ingresso à parte: R$ 25 por pessoa
  • Almoço: R$ 10 por pessoa.

Esta iniciativa reforça o compromisso com a valorização da Capoeira Angola, destacando sua importância como patrimônio imaterial brasileiro e promovendo a inclusão e a diversidade na cultura local.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *