Os próximos dias prometem chuvas significativas na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações, inicialmente concentradas no sul da Bahia, devem avançar para o interior dos estados da região até o dia 15 de abril.
A meteorologia aponta que uma zona de convergência intertropical atuará com mais intensidade nos próximos dias, provocando uma faixa de nuvens e chuvas que pode variar desde períodos de secas prolongadas até chuvas intensas. Esse fenômeno atmosférico é esperado para trazer chuvas fortes, especialmente nas áreas norte e leste do Nordeste, com destaque para o Maranhão, Piauí e Ceará, além do centro-sul da Bahia, incluindo a região do Recôncavo e a capital, Salvador.
Essas chuvas são particularmente importantes para a agricultura, pois o déficit pluviométrico observado durante o verão no Matopiba prejudicou as safra de algumas culturas. A expectativa é que a chegada das precipitações beneficie as plantações de algodão e as de segunda safra de milho no Tocantins e no Maranhão, onde as lavouras de milho estão na fase de floração e as de algodão se aproximam da colheita, com a produção da fibra já em andamento.
Além disso, em estados como o Piauí e na região oeste da Bahia, as chuvas também são esperadas para amenizar a situação hídrica em algumas cidades que ainda enfrentam restrições relacionadas à falta d’água. Essa perspectiva de aumento nas precipitações é vista como uma boa notícia para a agricultura e a segurança hídrica na região.