Cine Ferroviário estreia programação em Pires do Rio, inaugurando nova fase cultural com sessões gratuitas no Museu Ferroviário.

3 Leitura mínima
Cine Ferroviário estreia programação em Pires do Rio, inaugurando nova fase cultural com sessões gratuitas no Museu Ferroviário.

A cidade de Pires do Rio destaca-se a partir de hoje, 31 de outubro, com a abertura do Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio, a primeira sala pública de cinema da região. O espaço, localizado dentro do Museu Ferroviário, oferecerá sessões gratuitas, visando democratizar o acesso à cultura e ao audiovisual para a comunidade local.

A iniciativa, que faz parte de uma ampla revitalização do Museu Ferroviário, é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás. O antigo auditório foi modernizado e agora apresenta uma infraestrutura adequada para exibições cinematográficas, aumentando a diversidade de opções para os moradores de Pires do Rio e adjacências.

O Cine Ferroviário tem como objetivo se estabelecer como um polo cultural regional, com uma programação variada que incluirá sessões quinzenais de filmes, mostras temáticas, além de oficinas e debates. Com essa abordagem, a Secretaria procura incentivar a apreciação da produção audiovisual nacional e internacional.

Para inaugurar a sala, a programação especial traz três filmes selecionados pelo Cine Cultura. A primeira exibição será “Oeste Outra Vez”, marcada para 31 de outubro, às 19h. A produção goiana, dirigida por Érico Rassi, conquistou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado de 2024, além de reconhecimento em categorias como Melhor Fotografia e Melhor Ator Coadjuvante.

No dia seguinte, 1° de novembro, haverá duas sessões. A primeira, às 16h, apresentará “Meu Amigo Lorenzo”, que contará com acessibilidade em Libras. O filme narra a amizade do músico e cineasta André Luiz Oliveira com Lorenzo Barreto, um menino diagnosticado com autismo, ao longo de 15 anos de convivência. Às 18h, será exibido “Bye Bye Amazônia – A Morte Anunciada da Floresta Amazônica”, de Neville D’Almeida. Este filme combina documentário e ficção para abordar questões como desmatamento e os desafios enfrentados pelos povos indígenas e afro-brasileiros.

Confira a programação:

  • 31 de outubro – Sexta-feira
    19h – “Oeste Outra Vez” (14 anos)
  • 1° de novembro – Sábado
    16h – “Meu Amigo Lorenzo” (livre) – Sessão com acessibilidade em Libras
    18h – “Bye Bye Amazônia – A Morte Anunciada da Floresta Amazônica” (12 anos)

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *