Um clarão intenso no céu foi visto na noite de segunda-feira (27) em várias cidades do interior da Bahia, como Aracatu, Caraíbas, Livramento de Nossa Senhora, Manoel Vitorino, Mirante, Serra do Ramalho, Ibotirama, Serra Dourada, Angical e Barreiras. Moradores relataram ter visto uma bola incandescente deixando rastro alaranjado e gerando muitas dúvidas e curiosidade. Algumas pessoas nas redes sociais chegaram a brincar dizendo que seria o “fim do mundo” e uma criança chegou a chorar de susto.
Especialistas explicam que o fenômeno nada mais foi do que lixo espacial entrando em reentrada na atmosfera. Segundo Alexsandro Mota, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, o objeto era parte do corpo de um foguete chinês lançado em junho de 2024. O objeto se desintegrou completamente durante a queima atmosférica e não representou qualquer risco para os moradores.
Além da Bahia, o clarão também foi visto em outras regiões do Nordeste, como Sergipe. O fenômeno é causado pelo aquecimento e fragmentação do lixo espacial ao entrar na atmosfera terrestre, produzindo o clarão intenso e o rastro luminoso no céu. Não há registro de que tenha sido um meteoro, embora essa seja uma hipótese comum para fenômenos semelhantes.

 
            
        
 
                                
                              
		 
		 
		