Os Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão promovendo uma ação para receber sugestões que visem fortalecer a política pública das trilhas de longo curso no Brasil. A iniciativa se insere na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), que busca integrar turismo, sustentabilidade e preservação ambiental.
A consulta pública está em andamento e se encerra nesta quinta-feira, 24 de julho, oferecendo a oportunidade para que trilheiros, guias, gestores e moradores de comunidades que usufruem das trilhas brasileiras manifestem suas opiniões. O processo de participação é anônimo e rápido, possibilitando a contribuição para aprimorar a gestão e modernizar a governança, além de expandir o impacto das políticas públicas de maneira mais efetiva.
Com mais de cinco mil voluntários dedicados à implementação das trilhas em território nacional, a RedeTrilhas convida sua comunidade a se envolver. Os Ministérios e o ICMBio reforçam o convite a todos os cidadãos, abrangendo aqueles que se interessam pelo tema, para que apresentem suas ideias e sugestões.
A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Fabiana Oliveira, enfatiza a relevância desse processo participativo. “Para crescermos de maneira sustentável e respeitosa, precisamos escutar as vozes dos trilheiros, das comunidades locais e de todos os envolvidos. Queremos entender o que está funcionando, o que pode ser otimizado e quais direções devemos tomar. Esta consulta é uma oportunidade para desenvolvermos juntos um modelo mais inclusivo e justo”, destaca Fabiana.
Além da consulta pública, a revisão do processo de governança da RedeTrilhas contou com a colaboração de 45 especialistas de sete setores diferentes, que participaram de entrevistas em conjunto com a UNESCO e com a consultoria IBY Socioambiental. As contribuições recolhidas servirão como base para um diagnóstico e para a formulação de propostas que visem o aprimoramento dessa rede tão significativa.
Estabelecida em 2018, a RedeTrilhas é uma política pública voltada para a interconexão de pontos turísticos e áreas de interesse cultural e ambiental, promovendo trilhas de longo curso em todo o Brasil. Suas rotas permitem a exploração de paisagens naturais, parques, comunidades e marcos históricos, incentivando um turismo responsável que gera emprego e renda, além de valorizar o patrimônio brasileiro.
Essa é a sua chance de participar e impactar o futuro das trilhas no Brasil! Contribua com sua opinião e ajude a moldar esse projeto essencial.