Produtores rurais do Nordeste Goiano estão avançando na valorização da agricultura familiar com a criação da Cooperativa dos Produtores de Fruticultura do Nordeste Goiano (Cooperfrut Paranã). A iniciativa, formada no dia 15 de abril, reúne agricultores das cidades de Flores de Goiás, Formosa e São João D’Aliança, e visa alavancar a produção e comercialização de frutas, como maracujá e manga.
A Cooperfrut Paranã é constituída conforme a Lei nº 5.764 de 1971, que regulamenta o cooperativismo no Brasil. Esta cooperativa sem fins lucrativos tem como principal objetivo unir fruticultores da região para fortalecer a produção e facilitar o acesso a políticas públicas e mercados consumidores.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, ressaltou que a criação da cooperativa é uma resposta à necessidade de escoamento da produção de maracujá e da futura colheita de manga do Projeto de Fruticultura do Vão do Paranã. Ele enfatizou que a iniciativa oferece a produtores, independentemente de sua participação no projeto, a oportunidade de comercializar suas frutas e garantir uma fonte de renda.
Com abrangência em 25 municípios da região, a Cooperfrut Paranã se dedicará ao planejamento, implantação e gestão das atividades cooperativas, além de fornecer suporte técnico e institucional aos associados. O objetivo é promover o desenvolvimento local por meio da cooperação e valorização do trabalho rural.
Produtores do Nordeste Goiano interessados em se tornar cooperados podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para obter orientações.
Serviço
Adesão à Cooperativa de Fruticultura
Contato: (62) 3201-8966 – Gerência de Infraestrutura Rural
Email: [email protected]
Endereço: Rua 256, nº 52, Setor Leste Universitário, Goiânia – GO. CEP: 74.610-200
Foto: Rafael Correia / Seapa