Centenas de brincantes das quadrilhas juninas vão invadir as ruas do Centro Histórico de Recife para dar início aos festejos juninos na capital pernambucana. Nesta sexta-feira (23), a Liga Independente das Quadrilhas Juninas do Recife promove mais uma edição do tradicional Quadrilhão. O cortejo, que contará com a participação de 16 quadrilhas juninas da cidade, terá início às 16h no Pátio de São Pedro, seguindo pelo Recife Antigo até o Marco Zero.
Sob a liderança dos marcadores, os quadrilheiros executarão coreografias em grupo, realizando evoluções durante a caminhada, que representa o maior cortejo estilizado do estado. A apresentação incluirá 10 quadrilhas adultas, além de 6 quadrilhas infanto-juvenis, essenciais para garantir a continuidade do movimento, como ressalta Roberto Carlos, presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Recife.
Roberto enfatiza a importância de investir nas quadrilhas infanto-juvenis: “É crucial que cada ação das entidades, ligas e federações contemple essas crianças e jovens, que são o futuro do movimento.”
O Quadrilhão surgiu no início dos anos 1980 como uma prévia das celebrações dedicadas aos santos católicos do mês de junho, sendo realizado até 2013. Roberto explica que o evento foi revitalizado pela Liga de Quadrilhas através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, visando dar visibilidade e ressaltar a relevância das quadrilhas na cultura local.
“Estamos trazendo, neste novo momento de política cultural, a força dessas escolas juninas para o centro da cidade”, afirma Roberto. A Liga, fundada em 2017, tem trabalhado ativamente para fortalecer e valorizar as quadrilhas, além de capacitá-las para o mercado.
Dentro da programação oficial de Recife, o Festival de Quadrilhas Juninas ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho, no Sítio Trindade, no bairro Casa Amarela, com a participação de 16 quadrilhas na competição.
*Com sonoplastia de Jailton Sodré.