A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) apresentou na quarta-feira, 31, os números referentes ao comércio aéreo do mês de junho de 2025. A análise revelou que a demanda global, expressa em toneladas de carga por quilômetro (CTKs), cresceu em 0,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto nas rotas internacionais o incremento foi de 1,6%. A capacidade, quantificada em toneladas de carga por quilômetro (ACTKs), registrou um aumento de 1,7% no total e de 2,8% nas operações internacionais.
Willie Walsh, o diretor-geral da Iata, chamou atenção para as disparidades regionais que estão ocultas por esses números globais. Ele afirmou: “As tensões comerciais impactaram negativamente a América do Norte, resultando em uma diminuição de 8,3% no tráfego. A Europa também sentiu o efeito, com crescimento estagnado em 0,8%. Em contraste, a região da Ásia-Pacífico registrou uma notável expansão de 9,0%. Enquanto isso, no Oriente Médio, os conflitos militares provocaram uma redução de 3,2% nas importações.”
O impacto de novos desafios comerciais também foi abordado por Walsh. Ele ressaltou que a maior clareza nas tarifas dos EUA está permitindo um planejamento mais eficaz por parte das companhias, mas alertou que isso vem acompanhado de tarifas elevadas para produtos importados, o que ainda precisa ser cuidadosamente avaliado sob a perspectiva econômica.
Indicadores Operacionais
A Iata identificou alguns fatores que influenciaram o desempenho do setor:
- Crescimento de 3,2% na produção industrial mundial em maio, comparado ao mesmo mês em 2024.
- Avanço de 3,5% no comércio global de bens.
- Queda de 12% no preço do combustível de aviação em junho, em relação ao ano anterior, embora tenha sido 8,6% superior ao preço de maio.
- A atividade industrial global voltou a apresentar crescimento, com o PMI da manufatura aumentando de 50 para 51,2, e novos pedidos de exportação subindo 1,2 pontos, embora permanecendo abaixo da marca de expansão, em 49,3, em razão das incertezas na política comercial dos EUA.
Desempenho por Região – Junho de 2025
- Ásia-Pacífico: aumento de 9,0% na demanda por carga aérea e 7,8% na capacidade.
- América do Norte: declínio de 8,3% na demanda e queda de 5,1% na capacidade.
- Europa: crescimento de 0,8% na demanda e expansão de 2,6% na capacidade.
- Oriente Médio: redução de 3,2% na demanda, mas aumento de 1,5% na capacidade.
- América Latina: incremento de 3,5% na demanda e queda de 0,4% na capacidade.
- África: crescimento de 3,9% na demanda, com capacidade aumentando em 6,2%.
As rotas comerciais também apresentaram variações significativas. Notou-se um crescimento no volume de frete em corredores que têm origem ou destino na Europa e na rota entre o Oriente Médio e a Ásia. Em contrapartida, as rotas da América do Norte e as operações internas da Ásia sofreram queda nos volumes.
A Iata representa cerca de 350 companhias aéreas, que juntas são responsáveis por mais de 80% do tráfego aéreo global. Os dados mais recentes indicam que a participação no mercado de carga está distribuída entre as regiões da seguinte maneira: Ásia-Pacífico (34,2%), América do Norte (25,7%), Europa (21,5%), Oriente Médio (13,6%), América Latina (2,9%) e África (2,0%).