As inscrições para a segunda edição do programa e-Goiás Transformação Digital das Empresas estão abertas. Esta iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), visa impulsionar a digitalização de micro, pequenas e médias empresas em diferentes regiões do estado.
Serão selecionados até 20 empreendimentos goianos, que terão a oportunidade de receber até R$ 20 mil cada, destinados à implementação de soluções tecnológicas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de agosto através do link: hubgoias.org/e-goias.
Objetivos do Programa
O programa tem como principal meta elevar a maturidade digital e a produtividade das empresas participantes, através da identificação e solução de desafios específicos com o suporte de tecnologias disponíveis no mercado.
A gestão do programa será realizada com a consultoria do Porto Digital, um dos mais relevantes ecossistemas de inovação do Brasil. Os setores estratégicos abordados incluem: gestão financeira, logística, marketing, vendas, operações e recursos humanos.
Os empreendimentos escolhidos terão acesso a uma verba de até R$ 20 mil por desafio, que poderão ser usados para contratar soluções oferecidas por startups e empresas de base tecnológica. Além dos recursos financeiros, o programa proporcionará mentorias, oficinas de inovação, suporte técnico qualificado e acesso a uma rede de parcerias e fornecedores de tecnologia.
Mais detalhes sobre o processo seletivo e o edital completo estão disponíveis no site do Hub Goiás.
Requisitos para Participação
Para se inscrever, as empresas precisam ter um CNPJ ativo há pelo menos dois anos e estar localizadas nos municípios que compõem a Rede de Transformação Digital. Além disso, é necessário que apresentem desafios que possam ser solucionados através do uso de tecnologia, em áreas como gestão, marketing, vendas, logística, recursos humanos ou operações.
É imprescindível que as empresas estejam com a situação fiscal regular e possuam no mínimo dois funcionários registrados. Vale destacar que aquelas que participaram da primeira edição não estão aptas para esta nova oportunidade.
Na edição anterior do e-Goiás, dez negócios de variados setores, como arquitetura, design, confeccção, alimentação e serviços, foram beneficiados, resultando em melhorias significativas na produtividade, eficiência, presença digital e desenvolvimento sustentável.
Marcela Marçal, representante da empresa Corumbá Hospitalar, que participou do primeiro ciclo, destacou que uma das principais lições aprendidas foi a convicção de que soluções sempre estão ao alcance dos empreendedores. Segundo ela, a transformação digital ainda é um tema pouco explorado no interior de Goiás, e muitos pequenos empresários enfrentam desafios sem saber que existem alternativas para superá-los.