A Jornada do Patrimônio 2025 está marcada para os dias 16 e 17 de agosto e promete atrair visitantes com uma programação diversificada que homenageia os 50 anos do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). Inspirada nas renomadas Journées du Patrimoine, na França, a 11ª edição trará mais de 280 atividades, incluindo oficinas, roteiros e intervenções artísticas. O tema deste ano, “Tempos em Sentidos”, convida os participantes a explorar a cidade por meio de suas percepções sensoriais.
Os interessados poderão escolher entre cerca de 120 roteiros que revelam a riqueza histórica da paisagem paulistana. Um dos destaques é o passeio intitulado “Imaginários sobre a imigração em São Paulo: a colônia sírio-libanesa”, que partirá do Mosteiro de São Bento no dia 16, às 10h30. Esse roteiro explorará as transformações urbanas do final do século XIX e início do XX, período de significativa imigração sírio-libanesa na cidade.
Outra opção atraente é a atividade “A culinária paulista e o despertar de vários sentidos – um passeio ‘gulacultural’”, que terá início na Praça do Pateo do Collegio, às 11h, no mesmo dia. Esta experiência contempla locais icônicos da culinária, narrando as histórias por trás de pratos tradicionais e delicadezas que se tornaram patrimônio cultural da capital.
A programação do festival conta ainda com a colaboração de importantes instituições. O Instituto Butantan, por exemplo, oferecerá uma Caminhada Histórica Sensorial no dia 16, às 14h30. Este roteiro, desenvolvido ao longo de 10 anos, proporciona uma experiência única em meio aos edifícios tombados do patrimônio cultural da instituição, conectando sensações com memórias.
Outra atração significativa é o projeto “Caminhando a Paulista: investigando a cidade”, que ocorrerá nos dois dias, começando às 14h no Sesc Avenida Paulista. Este passeio a pé pela famosa avenida destaca o histórico e a preservação de seus edifícios emblemáticos.
O festival tem como intuito integrar o patrimônio cultural através das experiências sensoriais, permitindo uma conexão entre o patrimônio tangível e o intangível, como saberes, práticas e manifestações culturais. A Jornada do Patrimônio 2025 se propõe a unir a gastronomia, as técnicas manuais tradicionais e as paisagens sonoras, promovendo um entendimento mais amplo sobre a cidade.
As informações sobre a inscrição nos roteiros estão disponíveis no site oficial: Roteiros de Memória – Jornada do Patrimônio 2025.
A programação completa, incluindo mais passeios e cursos, será divulgada em breve, prometendo enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes.
Foto destaque por: Divulgação