A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), está promovendo um Curso de Primeiros Socorros para capacitar profissionais da rede municipal. A primeira turma concluiu a formação na última semana de fevereiro, com planos para novas turmas. Essa iniciativa está alinhada com a Lei n° 13.722 de 2018, que torna a capacitação em primeiros socorros obrigatória para educadores e funcionários de instituições de ensino e recreação infantil.
Cerca de 700 profissionais, incluindo professores e servidores administrativos, participaram do curso no auditório da SME, com apoio de sargentos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. A formação, organizada pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da SME, visa preparar educadores para agir adequadamente em emergências, como acidentes e problemas de saúde.
A secretária de Educação, professora Giselle Faria, destacou que a segurança e saúde dos alunos e servidores são prioridades, enfatizando que investir na formação dos profissionais é essencial para garantir um ambiente seguro e propício ao aprendizado. Em 17 de janeiro de 2019, a Portaria n° 41 instituiu oficialmente o Curso de Primeiros Socorros, em respeito à “Lei Lucas”, que surgiu após a morte de um jovem em um acidente que poderia ter sido evitado com primeiros socorros adequados.
A SME reitera seu compromisso com a criação de escolas que sejam não apenas espaços de aprendizado, mas também de proteção e cuidado para todos.