Programa de prevenção de conflitos alcança 9 mil pessoas na rede municipal de Goiânia no 1º semestre de 2025
A Secretaria Municipal de Educação (SME), em Goiânia, ampliou a política pública de segurança escolar com o lançamento do Programa Educacional de Prevenção de Conflitos, conduzido pelo Centro Municipal de Mediação Educacional. No primeiro semestre de 2025, a iniciativa alcançou cerca de 9 mil pessoas na Rede Municipal de Educação de Goiânia, incluindo aproximadamente sete mil estudantes orientados e ações em cerca de 130 escolas da cidade, com foco em educação, governo municipal, mediação de conflitos e impacto social.
Com abordagem centrada na prevenção da violência e no fortalecimento de vínculos, o programa prioriza o diálogo, a comunicação não violenta e as Práticas Restaurativas e Transformativas. A estratégia busca consolidar uma cultura da paz nas escolas públicas e na comunidade escolar, envolvendo alunos, famílias, docentes e equipes administrativas.
As ações são contínuas e abrangem atividades que estruturam a rotina pedagógica e a convivência escolar, como:
- assembleias escolares para pactuação de regras e construção coletiva de soluções;
- implementação de núcleos de mediação para atendimento e encaminhamento de conflitos;
- rodas de diálogo sobre comunicação não violenta e convivência.
O trabalho é realizado por educadores do Centro Municipal de Mediação Educacional que atuam desde 2017, com formação específica do Programa Pilares: edificando a cultura de paz na escola, desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com a educação municipal e o setor judiciário.
“Vivemos em uma sociedade permeada por conflitos. E esses números expressivos de intervenções, bem como as parcerias estabelecidas com o setor judiciário, provam que a administração da rede municipal está atenta aos problemas relacionados a todo tipo de conflito”, afirmou Clédia Maria Pereira, professora da SME e coordenadora do Programa Educacional de Prevenção de Conflitos.