Entre os dias 24 e 28 de março, a Emater Goiás realizou um treinamento em Aruanã para capacitar técnicos na implementação do programa Aconchego Rural. Em colaboração com a Goiás Turismo, a iniciativa visa potencializar o turismo rural no estado, engajando os servidores nas oportunidades que essa prática oferece aos produtores.
A capacitação foi dirigida pela especialista em turismo rural, Fernanda Tainã Castro, e incluiu a participação de representantes de todas as regionais de Goiás. Segundo o presidente da Emater, Rafael Gouveia, o treinamento tem como objetivo despertar a importância do turismo rural como uma alternativa de renda que agrega valor aos produtos e propriedades. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, também destacou que a recente aprovação da nova lei geral do turismo facilita o aproveitamento do potencial turístico das propriedades agrícolas, beneficiando desde pequenos agricultores familiares até grandes fazendas.
A programação do treinamento abrangeu painéis sobre fundamentos do turismo rural, sustentabilidade, divulgação e marketing, além de uma visita às aldeias indígenas Buridina e BdéBure. A atividade proporcionou uma vivência rica e respeitosa com a cultura local, promovendo a valorização da cultura indígena e o turismo sustentável.
Kin Gomides, gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, ressaltou que o turismo rural é uma forma de diversificar a renda do produtor, fortalecer a economia local e manter vivas as tradições goianas. O Aconchego Rural, idealizado pela Emater e Goiás Turismo, visa promover roteiros turísticos rurais que conectem os visitantes à vida no campo. Com mais de 95 mil estabelecimentos agropecuários geridos por agricultores familiares em Goiás, o programa identificará e desenvolverá o potencial dessas propriedades como destinos turísticos, gerando novas fontes de renda para os proprietários e beneficiando a comunidade ao redor.