O sonho de exportar produtos e serviços para o mundo pode parecer distante para muitos empresários, mas, em Goiás, ele está mais perto do que nunca. Com a nova edição do Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX), 150 empresas goianas terão a oportunidade de se capacitar gratuitamente para expandir seus negócios além das fronteiras brasileiras.
O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). O programa já beneficiou 470 empresas em edições anteriores e, nesta quarta fase, investirá aproximadamente R$ 2 milhões na qualificação de novos empreendedores.
Um novo horizonte para os negócios goianos
Exportar não é só vender para fora do país. É entender um mercado global competitivo, adaptar produtos e serviços, cumprir exigências e encontrar os melhores parceiros comerciais. Para isso, o PEIEX oferece um suporte técnico especializado, capacitando os empresários a traçarem estratégias de exportação seguras e planejadas.
Joel Sant’Anna Braga Filho, titular da SIC, destaca a importância da iniciativa para fortalecer a economia local:
“O PEIEX é uma ferramenta essencial para tornar nossas empresas mais competitivas no mercado internacional. Com essa qualificação, Goiás poderá ampliar suas exportações, gerar mais empregos e fortalecer sua economia.”
Quem pode participar?
O programa é voltado para empresas que desejam se qualificar para exportação ou preparar sua expansão internacional. Os requisitos incluem: ✔️ Possuir CNPJ ativo ou, no caso de produtores rurais, apresentar documentação reconhecida pela Apex-Brasil; ✔️ Ter produto ou serviço exportável e capacidade de atender clientes internacionais; ✔️ Estar disposta a implementar melhorias na gestão e investir no processo de internacionalização; ✔️ Ter a possibilidade de adaptar produtos ou serviços conforme as exigências dos mercados estrangeiros; ✔️ Possuir perspectiva de exportação nos próximos dois anos.
Três meses para mudar o futuro da sua empresa
A qualificação tem duração média de três meses, tempo em que os empresários trabalham lado a lado com a equipe técnica do PEIEX para desenvolver o Plano de Exportação (para bens) ou o Mapa de Valor (para serviços), de forma personalizada para cada empresa. Durante esse período, são abordados temas fundamentais, como: 🔹 Identificação de oportunidades internacionais; 🔹 Adequação de produto, embalagem e precificação; 🔹 Entendimento das barreiras de acesso ao mercado; 🔹 Logística, frete e custos de exportação.
O programa atende três perfis empresariais: produtores de bens, produtos agrícolas e prestadores de serviços.
Depois da capacitação, novas oportunidades
Ao final da qualificação, as empresas terão acesso a diversas iniciativas da Apex-Brasil, aumentando suas chances de sucesso no comércio exterior. Com conhecimento técnico e suporte estratégico, os empresários goianos poderão dar um grande passo rumo à internacionalização de seus negócios.
As inscrições serão abertas em breve. Para saber mais, acompanhe as novidades pelo site anp.com.br.