O Avistar Brasil, Encontro Brasileiro de Observação de Aves, chega à sua 18ª edição, reunindo expositores do Brasil e da América Latina no Jardim Botânico de São Paulo. O evento, que ocorre de 16 a 18 de maio, promete atrair cerca de 12 mil visitantes, entre adultos e crianças, em uma celebração do avistamento de pássaros, um segmento que tem crescido anualmente.
Com a intenção de promover a observação de aves, o Avistar oferece palestras sobre fotografia, turismo, conservação e vida silvestre, além de oficinas destinadas a despertar a sensibilidade para a beleza e diversidade das aves. O programa inclui também o Avistar Kids, que proporciona atividades interativas, como passarinhadas, para incentivar o contato de crianças com a natureza.
Goiás participa do evento pelo segundo ano consecutivo, posicionando-se como um dos principais destinos de birdwatching no Brasil. O estande goiano destaca a biodiversidade das regiões como a Chapada das Emas, o Vale do Araguaia, a Chapada dos Veadeiros e a Terra Ronca, com ênfase em espécies endêmicas e exclusivas. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, ressaltou a importância da parceria com empresas do setor e o objetivo de atrair turistas para que permaneçam mais tempo no estado, destacando que o estande de Goiás foi um dos mais visitados no ano anterior.
O Avistar destaca-se por unir turismo, cultura, ciência e conservação, promovendo o conhecimento científico ao público geral. Com mais de 170 atividades programadas, o evento busca encantar os participantes e fortalecer a relação das pessoas com a natureza, alcançando um público diversificado nas redes sociais, que já soma mais de 1 milhão de seguidores.