Uma estudante da Escola do Futuro de Goiás está desenvolvendo um inovador dispositivo para ajudar mulheres a se protegerem de situações de risco. O projeto, que está sendo realizado nos laboratórios de tecnologia da unidade em Santo Antônio do Descoberto, consiste em um aplicativo e um chaveiro eletrônico com um botão de alerta de emergência.
Deborah do Nascimento, de 20 anos, aluna do curso técnico em Desenvolvimento Web Mobile, é a criadora do equipamento. O aplicativo, intitulado Centro de Informações à Mulher (CIM), permite disparar alertas de socorro para patrulhas especializadas e contatos pré-cadastrados. Para usar, basta instalar o app no celular e registrar informações pessoais.
“O app integrado ao dispositivo de emergência vai garantir às mulheres uma maior sensação de segurança, permitindo a elas que possam seguir suas vidas sem o fantasma do risco diário. E o mais interessante é que estamos fazendo de tudo para que o programa seja o mais acessível possível para que atinja principalmente aquelas que estão em situação de vulnerabilidade”, explicou Deborah.
Atualmente, a equipe está fase de testes e adequações do protótipo. O aplicativo contará com diversas funcionalidades, incluindo acesso a conteúdos educativos, orientações e um mapa com locais de atendimento, além de conexões diretas com serviços oficiais de proteção à mulher.
O projeto envolve um grupo multidisciplinar de estudantes e professores de diversas áreas, como Tecnologia de Sistemas para Internet, Design Gráfico e Gestão em Segurança Pública e Privada. As peças que compõem o dispositivo físico são feitas de lixo eletrônico reciclado.
O professor João Marcos Marques, supervisor do projeto, destacou a importância das disciplinas oferecidas na escola para a realização da ideia. Ele elogiou Deborah, mencionando que sua trajetória educacional, composta por diversos cursos técnicos, foi crucial para que ela pudesse liderar o desenvolvimento do CIM.
As Escolas do Futuro de Goiás, ligadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, oferecem educação técnica gratuita e de qualidade, com unidades em várias cidades do estado. Desde 2021, mais de 19 mil alunos participaram dos cursos oferecidos, e 4 mil novas certificações estão previstas para este ano.