Goiânia, 3 e 4 de julho de 2025 – A quinta edição da Expo Turismo Goiás consolidou-se como a maior feira de turismo do Centro‑Oeste. No Centro de Convenções, cerca de 4.200 profissionais e 180 expositores de todo o Brasil (contra 160 do ano anterior) se reuniram para debater o futuro do setor, registrando crescimento de 25% na área de exposição e mais de 20% no número de estandes .
Sob o tema “Conectando o Turismo ao Futuro”, a feira trouxe:
Estandes interativos e imersivos: aplicativo de realidade virtual, túnel de LED com cenários goianos, robôs-guias e ativações sensoriais da Goiás Turismo
20+ horas de palestras e painéis com especialistas e agentes: marketing digital (Thiago Akira), inteligência organizacional (Saulo Boccanera), turismo comunitário, IA, turismo sênior e rotas regionais .
Painel “Conexão Elas” (4 de julho): foco no protagonismo feminino com lideranças do turismo nacional.
Rodadas de negócios e capacitação: incluindo o programa “PRT em Ação” do MTur, conectando gestores, agentes e destinos.
Mais de 15 estados participaram, entre eles: Bahia, Ceará , Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão, além dos municípios goianos como Pirenópolis, Chapada dos Veadeiros e Cristalina. Destino como Canela (RS) e Aracaju também criaram forte presença. O evento reforçou o turismo interno e evidenciou municípios com produtos diferenciados.
O governador e a direção da Goiás Turismo ressaltaram que a feira é um reforço ao turismo sustentável e motor de desenvolvimento regional, com potencial para impulsionar empregos, conexões e visibilidade do estado. Dados apontam que o turismo cresceu 6,6% no último ano . Para a edição de 2026, a meta é internacionalização, mais de 200 expositores e ampliação para dois pavilhões.
O Portal ANP junto com o programa Estradas e Lentes esteve presente nos dois dias do evento, realizando cobertura completa e profissional:
Clicaram os momentos chave da abertura oficial, com as organizadoras Rose Páscoa e Eliene Meireles compartilhando sua visão de futuro para o turismo.
Registraram as palestras de destaque, especialmente aquelas sobre inteligência artificial, marketing digital, turismo comunitário e tendências sênior.
Fizeram cobertura especial do painel “Conexão Elas”, destacando a força e networking de mulheres que estão liderando o setor.
Documentaram a diversidade dos estandes — desde tecnologia e experiências sensoriais até iniciativas comunitárias e destinos tradicionais.
A equipe capturou fotos e vídeos exclusivos, conduzindo entrevistas e debate com expositores, evidenciando o conteúdo real do evento;
A cobertura teve como missão registrar os acontecimentos do jeito que foram, entregando ao público uma visão clara, autêntica e útil para compreender tendências, oportunidades e desafios do turismo nacional e regional.