A cantora e empresária Preta Gil faleceu neste domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, em decorrência de um câncer no intestino. Desde maio, ela estava nos Estados Unidos em tratamento médico. A família informou pelas redes sociais que está organizando os trâmites para trazer o corpo da artista de volta ao Brasil para sepultamento.
Uma nota postada no perfil do legendário cantor Gilberto Gil expressou a dor pela perda: “Com tristeza, comunicamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira em Nova York. Neste momento, estamos cuidando da repatriação dela ao Brasil. Pedimos compreensão de amigos, fãs e jornalistas enquanto enfrentamos essa fase difícil. Em breve, daremos informações sobre as homenagens”.
Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino no início de 2023. Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, a artista completaria 51 anos em 8 de agosto. Ela deixa seu filho, Francisco Gil, e a neta, Sol de Maria Gil. O presidente Lula também se manifestou nas redes sociais lamentando a morte da artista, afirmando: “Preta era muito querida e admirada por todos. Os palcos e os carnavais que ela animou sentirão sua falta”. Lula, que foi ministro da Cultura de Gilberto Gil entre 2003 e 2008, revelou ter ligado ao artista para oferecer apoio.
A perda de Preta Gil é sentida por muitos, refletindo seu impacto na música e na cultura brasileira. Amigos e admiradores aguardam informações sobre as cerimônias de despedida, enquanto a família lida com este momento doloroso.