Porto Alegre se ilumina a partir desta sexta-feira, recebendo a 71ª Feira do Livro, que transforma o Centro Histórico da capital gaúcha em um vibrante ponto de encontro para leitores, escritores e editoras. Com o tema “Beba Dessa Fonte”, o evento promete uma série de atividades enriquecedoras, além de homenagens à renomada escritora Martha Medeiros, patrona deste ano, que celebra quatro décadas de carreira.
O Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, destacou algumas das atrações que prometem cativar o público, especialmente os mais jovens. “As atividades voltadas para o público infantil, como contação de histórias, apresentações teatrais e bate-papos com autores, são algumas das grandes apostas. O ponto alto é, sem dúvida, o encontro entre autores e leitores durante as sessões de autógrafos”, afirmou. A expectativa é de que cerca de 1,5 milhão de pessoas visitem o evento.
Um dos grandes destaques desta edição é a Feiracast, um podcast que servirá como um meio de ampliar a visibilidade da feira. “O objetivo é oferecer uma amostra do que é o evento e coletar opiniões de participantes”, explicou Ledur. Inicialmente, três episódios serão lançados, que também serão disponibilizados nas redes sociais da instituição para alcançar aqueles que não puderem comparecer.
A Feira do Livro de Porto Alegre reunirá mais de 300 escritores locais e mais de 40 autores de renome nacional, incluindo nomes como Milton Hatoum, Natália Timerman e Nina Rizzi. Além disso, 17 autores internacionais estarão presentes, com representantes da França, Filipinas, Uruguai, Argentina, Cuba, República Dominicana, Noruega e Egito.
A programação inclui também o Ciclo Preto Sou, que tem como foco a valorização da cultura negra. Ledur ressaltou a importância de correções históricas e a ampliação do espaço para a literatura negra e indígena, visando promover maior justiça social e cultural.
As atividades da Feira do Livro acontecerão na Praça da Alfândega, em parceria com a Petrobras e com o apoio de instituições como o Senado Federal e o Sebrae.
