O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta quinta-feira, 20 de novembro, em todo o Brasil, onde 112,7 milhões de cidadãos se identificam como pretos ou pardos, representando 55,5% da população, conforme dados do IBGE. O evento ocorre com uma diversidade de atividades, como manifestações, shows, cultos e eventos culturais, atraindo milhares de participantes em várias regiões do país.
Na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, as celebrações incluem apresentações artísticas e homenagens aos ancestrais, marcando os 330 anos de memória do Quilombo dos Palmares, que foi um importante símbolo de resistência negra no Brasil. Cortejos, apresentações musicais, batalhas de hip hop, maracatus e rodas de capoeira fazem parte das festividades, destacando a relevância histórica desse local.
A partir das 14h em Salvador, Bahia, a cidade sediará a 46ª Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares. O percurso de quatro quilômetros começa na Praça Campo Grande e homenageia Lélia Gonzalez, que completaria 90 anos, e o centenário de Frantz Fanon, ambos ícones do pensamento antirracista.
Em São Luís, Maranhão, o projeto inédito Coral Negro fará sua estreia, combinando música erudita, canto ancestral de matriz africana e performance. Esta apresentação gratuita ocorrerá na Praça das Sete Palmeiras, no bairro Vila Embratel, às 19h.
No Recife, a programação do Afro PE – Vozes Ancestrais, acontece a partir das 15h na Torre Malakoff, no Centro Histórico. O evento, totalmente gratuito, incluirá debates, gastronomia de terreiro e apresentações culturais, como o Maracatu Nação Maracambuco e o grupo Bongar, que tem raízes na Nação Xambá, Patrimônio Vivo de Pernambuco.
O Rio de Janeiro dará início ao primeiro Festival Literário da Igualdade Racial do Brasil, que se estenderá por todo o feriado até domingo. As atividades ocorrerão na Central Única das Favelas, em Madureira, na Zona Norte, reunindo diversas manifestações culturais. A programação completa pode ser conferida no Instagram @vemprofliir.
Em São Paulo, o Festival Consciência Negra trará apresentações em Paraisópolis, Cidade Tiradentes e no Centro, com atrações como Pixote e Turma do Pagode, entre outros. As informações sobre a agenda estão disponíveis no site da prefeitura.
Na capital federal, Brasília, o evento Consciência Negra 2025 será realizado na área externa do Museu Nacional da República, com oficinas, bate-papos e shows de artistas renomados da música negra brasileira, como Alexandre Pires e Ludmilla, até o próximo sábado. As entradas são gratuitas, disponíveis na plataforma Sympla.
