Um dos momentos mais esperados do São João do Maranhão é o tradicional encontro de Bumba Bois na Capela de São Pedro, que anualmente atrai milhares de turistas, devotos e centenas de brincantes. Na noite do último sábado (28) e durante toda a madrugada e manhã deste domingo, grupos de Bumba Boi de diferentes regiões metropolitanas do Maranhão realizaram um cortejo em comemoração ao Dia de São Pedro.
Com mais de 80 anos de história, essa tradição vê os grupos se revezarem na entrada da capela, onde muitos fazem promessas ou expressam gratidão pelo período junino. O público que participou da celebração pôde apreciar a união entre cultura e religiosidade, marcada por matracas, pandeirões e outros instrumentos típicos do Bumba Meu Boi.
Além das festividades na capela, diversos grupos e centenas de pessoas também passaram pela Casa das Minas durante a madrugada. Embora os grupos de Bumba Boi não tenham uma ligação direta com a religião, suas apresentações em frente ao terreiro de culto afro-religioso de origem Jeje, fundado há mais de 300 anos, demonstram o sincretismo presente na cultura local.
Nesta segunda-feira (30), a devoção se voltará a mais um Santo Junino, São Marçal, que, embora não seja reconhecido oficialmente pela Igreja Católica, atrai milhares de pessoas e brincantes dos grupos de Bumba Boi, especialmente do Sotaque de Matraca. A homenagem a São Marçal, que ocorre desde as primeiras horas da manhã, já é uma tradição em São Luís há mais de 95 anos. Considerado o protetor dos brincantes do Bumba Meu Boi, a celebração também marca o fim dos festejos juninos no estado, coincidentemente no Dia Nacional do Bumba Meu Boi.