Festejos do Dia de Reis celebram tradições culturais em várias cidades do Brasil, unindo fé e folclore

3 Leitura mínima
Festejos do Dia de Reis celebram tradições culturais em várias cidades do Brasil, unindo fé e folclore

No dia 5 de janeiro, festividades em homenagem aos Três Reis Magos ganham destaque em várias cidades do Brasil, unindo religiosidade e manifestações culturais. Em diversas localidades do Nordeste, essas celebrações se firmaram como tradições seculares, mesclando missas, festival de reisados e outros folguedos populares. Particularmente em Caxias, no Maranhão, ocorre o encontro de reisados, considerado um patrimônio imaterial local.

A partir das 8 horas, a Praça da Matriz em Caxias será palco de apresentações de distintos grupos folclóricos, como Encanto da Terra, Jacar, Reisado Mirim, entre outros. Na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, as homenagens aos Três Reis Magos se estendem por vários dias, com diversas atividades programadas para a população.

Em 6 de janeiro, o Santuário de Santos Reis em Natal inaugurará o dia com uma missa de vigília à meia-noite, seguida por celebrações às 6 da manhã, 7 da manhã e às 9 horas, além da missa final às 16 horas, que incluirá uma procissão pelas ruas do bairro Reis Magos.

O 26º Festival de Reisado em Boa Hora, no Piauí, irá continuar no dia seguinte, com festividades programadas para os dois dias. Às 16 horas desta segunda-feira, diferentes grupos, como o Boi Maravilha e o Boi Estrela, se apresentarão. As brincadeiras de reisado, compostas por cantadeiras, caretas, dançarinos e músicos, também competem para ganhar prêmios em dinheiro.

No dia 6 de janeiro, as tradições seguirão com o ritual da morte dos bois nas residências dos pagadores de promessas. O mesmo dia também contará com apresentações musicais na Praça São Pedro à noite.

Em Pernambuco, a Folia de Reis é celebrada em todo o estado, incluindo a capital. No Recife, a Queima da Lapinha está programada para a próxima terça-feira, caracterizando o fim das celebrações de Natal e o início do Carnaval. O evento, que simboliza renovação, começará às 16 horas na Rua Nova, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares.

O cortejo seguirá por áreas históricas, passando pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo até chegar ao Pátio de São Pedro, onde ocorrerá a queima da lapinha. O evento reunirá diversos grupos culturais, incluindo pastores, orquestras e blocos líricos.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *