A cidade de Gramado se prepara para a segunda edição do Festival Gaúchos, que ocorrerá a partir desta sexta-feira, 5 de setembro. O evento, que celebra a cultura gaúcha, contará com uma variedade de atrações, incluindo música, dança, gastronomia, exposições e atividades voltadas para a preservação da história regional, todas com entrada gratuita. As atividades se espalharão por pontos icônicos da cidade, tais como a Rua Coberta, a Praça Major Nicoletti, a Avenida Borges de Medeiros, o Lago Joaquina Rita Bier e o Largo da Borges.
O presidente do Instituto RS NASCE e um dos idealizadores do festival, Vinícius Garcia, destaca a importância do evento para o turismo da região: “A cidade já está vestida de verde, vermelho e amarelo para acolher os visitantes e ressaltar o orgulho de ser gaúcho. Acreditamos que esta edição será um marco para o estado do Rio Grande do Sul.”
A abertura do festival será realizada pela Rádio Poste, nesta sexta-feira, com uma programação que se estenderá diariamente das 9h às 22h, trazendo música regional e informações sobre as atrações. Uma das principais novidades é a mostra Memórias Rio-grandenses, em parceria com o Largo da Borges e a Matería Capitão Rodrigo, que apresentará indumentárias, pratarias e arte ligada à história do povo gaúcho. A exposição ficará em cartaz das 11h às 19h.
No Largo da Borges, também estará disponível a Bolanta Histórica, onde visitantes poderão aprender sobre a tradição do mate, suas variações de preparo e tipos de erva, além de receber água quente das 17h às 18h, todos os dias. Para mais informações sobre a programação completa, é possível acessar o site do evento www.festivalgauchos.com.br.
Atrações Musicais e Danças Tradicionais
A Rua Coberta será o palco principal para música e dança. Os shows começam às 19h, com a apresentação da renomada banda Os Fagundes, que se destaca no cenário tradicionalista. No sábado, 6 de setembro, o festival homenageará os 50 anos da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana com um tributo especial, com o Quinteto da Canção Nativa, às 19h30.
Novidade: Baile do Borges
Uma nova adição à programação é o Baile do Borges, que ocorrerá no domingo, 7 de setembro, em duas edições, às 11h e às 16h. O baile, nomeado em homenagem ao ex-governador Borges de Medeiros, será realizado na Avenida Borges e contará com a participação de pares de peões e prendas de CTGs de Gramado e Canela. Os dançarinos apresentarão uma variedade de danças tradicionais gaúchas e o evento culminará com um Vaneirão, que convidará o público a participar.
O Baile do Borges será uma atração recorrente, acontecendo todos os sábados e domingos de setembro, nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28, sempre às 11h e às 16h.
Piquete do Lago: Gastronomia e Atividades para Crianças
No Piquete do Lago, localizado à entrada da cidade no Lago Joaquina Rita Bier, acontecerá o Cordeiraço, que oferece assados de cordeiro todos os sábados e domingos a partir das 10h. Renomados chefs terão a oportunidade de apresentar suas criações, começando pelo assador Marcelo Sartori no sábado (6) e o chef Altemir Pessali no domingo (7). O público será convidado a degustar os pratos.
O Piquete também terá uma programação musical, com apresentações às 13h, além de atividades voltadas para as crianças que incluirão contação de histórias e brincadeiras temáticas gaúchas.
Gastronomia em Evidência: Circuito Cozinha Gaúcha
Mais de 30 restaurantes de Gramado e de outras oito cidades – incluindo Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Nova Petrópolis, Garibaldi, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pinto Bandeira – participarão do Circuito Cozinha Gaúcha. Cada estabelecimento desenvolverá um prato exclusivo com o cordeiro como protagonista, que estará disponível durante o festival.
O evento não apenas destaca a rica cultura gaúcha, mas também promete impulsionar o turismo e a economia da região. A programação diversificada e as tradições em destaque fazem do Festival Gaúchos uma experiência imperdível para visitantes e moradores.