Fica Brilha na Feira Literária de Ilhabela com Foco em Sustentabilidade
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) encerrou sua participação na 12ª edição da Feira Literária e de Aventura de Ilhabela (FLAI 2025) neste sábado, 25 de outubro, confirmando sua posição como um evento fundamental para a promoção do cinema ambiental. A feira, realizada no litoral norte de São Paulo, destacou a cultura do Estado de Goiás em um dos mais renomados polos culturais do Brasil.
Editado com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o estande do Fica foi um dos mais visitados do evento, atraindo a atenção de estudantes, produtores culturais e ambientalistas. Os visitantes participaram de diversas experiências interativas, proporcionando um contato direto com as iniciativas do festival.
A programação ao longo de quatro dias incluiu a apresentação do artesanato goiano, em colaboração com a Secretaria de Estado da Retomada. Além disso, o Jogo da Memória de Goiás Turismo ofereceu momentos lúdicos e educativos sobre o patrimônio natural do estado.
Não apenas um espaço de exposições, o Fica na FLAI também promoveu uma série de exibições de filmes, oficinas e atividades educativas em escolas locais. Esses eventos buscaram fomentar uma rica troca entre cinema, literatura e ecologia, ampliando o diálogo cultural entre Goiás e São Paulo, e fortalecendo a presença da produção audiovisual goiana na cena nacional.
“Com o fim desta edição, temos certeza de que o Fica cumpriu seu papel em disseminar a cultura e a consciência ambiental, elevando o nome de Goiás a novos patamares. O público de Ilhabela respondeu calorosamente, sublinhando a importância da troca entre estados e distintos estilos artísticos”, declarou Raissa Coutinho, superintendente de Fomento e Gestão Cultural da Secult Goiás.
Situada na Reserva da Biosfera reconhecida pela Unesco, Ilhabela foi o ambiente ideal para esta interseção entre arte e natureza. O sucesso da participação do festival reafirma o compromisso do Governo de Goiás em valorizar e expandir a divulgação da cultura goiana em todo o território nacional.
Fotos: Secult Goiás

