Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo levarão, entre 26 de setembro e 1º de outubro, uma comitiva com até 10 empresas de turismo à Feira Internacional de Turismo (FIT) de Buenos Aires, na Argentina, com estande e ações promocionais para impulsionar o turismo da cidade, gerar novos negócios e atrair investimentos. A missão integra o programa Discover/Descubra São Paulo, focado em fortalecer a economia do turismo, a economia criativa e a cultura em 2025.
Empresas interessadas devem se inscrever até 26 de agosto, conforme regulamento, pelo site da InvestSP. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em parceria com a agência estadual de promoção de investimentos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O foco é ampliar a presença internacional de São Paulo, com impacto direto no turismo e no ambiente de negócios.
Por que a FIT Buenos Aires
Considerada uma das maiores feiras do setor na América Latina, a FIT recebe anualmente cerca de 125 mil pessoas, incluindo promotores de eventos e representantes de operadoras, agências, hotéis, restaurantes e companhias aéreas, vindos de ao menos 40 países. A feira é reconhecida por gerar oportunidades de parcerias, vendas e promoção de destinos.
Inscrição e benefícios para as empresas
As empresas selecionadas terão reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, cobrindo até 50% dos custos da viagem. Além do suporte financeiro, o programa promove eventos de networking durante a missão e oferece consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento para potencializar a geração de negócios.
Ações promocionais e ativação na feira
Um dos destaques no estande será uma ativação com réplica de carro de Fórmula 1, em que, com óculos de realidade virtual, os visitantes poderão simular uma volta no Autódromo de Interlagos. O Grande Prêmio de São Paulo, em novembro, é um dos principais eventos do calendário turístico da cidade e injeta cerca de R$ 2 bilhões na economia local, com gastos em transporte, alimentação, hospedagem e passeios.
Posicionamento oficial
“Um dos nossos principais focos neste ano é ampliar a presença da cidade de São Paulo em eventos latino-americanos, uma vez que a proximidade geográfica é um elemento valioso a ser considerado para a promoção turística”, afirma Rui Alves, secretário municipal de Turismo. “Especificamente com relação à Argentina, São Paulo compartilha muitos aspectos em comum como a paixão pelos esportes e pela gastronomia.”
Sobre o Discover/Descubra São Paulo
Lançado no começo de 2025, o programa posiciona a capital paulista entre os principais destinos de turismo e negócios do Brasil e da América Latina. Nas sete missões realizadas no primeiro semestre, a projeção inicial de negócios das 19 empresas participantes alcançou R$ 80 milhões.
Outras oportunidades de participação
Além da FIT Buenos Aires, também estão abertas as inscrições para os seguintes eventos do setor de turismo:
- Istanbul Tourism Fair – Turquia – 24 a 27 de setembro
- ABAV Expo – Rio de Janeiro-RJ – 7 a 11 de outubro
- WTM Londres – Inglaterra – 3 a 7 de novembro
- Festuris – Gramado-RS – 5 a 10 de novembro
- ILTM Cannes – França – 30 de novembro a 5 de dezembro
Já foram realizadas missões para Fitur Madrid (Espanha), ITB Berlin (Alemanha), SXSW (Estados Unidos), BTL Lisboa (Portugal), WTM Africa (África do Sul), ATM Dubai (Emirados Árabes) e WTM Latin América (São Paulo-SP). No fim de agosto, o programa também participa da IBTM Americas (México).
Como participar: consulte o regulamento e faça a inscrição no site da InvestSP até 26 de agosto.