A Aliança Francesa em Salvador (BA) dará início em março a mais uma edição do mês da francofonia, promovendo a língua francesa e a diversidade cultural. A programação, que vai até o dia 31, inclui encontros linguísticos, cineclubes, exposições, minicursos de filosofia e oficinas variadas. De acordo com a diretora da Aliança, Sandrine dos Santos, o evento tem como objetivo valorizar a língua e os países francófonos, em celebração ao Dia da Francofonia, comemorado em 20 de março.
A programação deste ano homenageia Josephine Baker, uma artista e ativista franco-americana que se destacou não apenas por sua carreira no entretenimento, mas também por seu papel na resistência durante a Segunda Guerra Mundial. Sandrine destaca a importância de enfatizar figuras femininas engajadas, o que torna esta edição do mês da francofonia especialmente voltada para o empoderamento feminino.
Entre os principais eventos, está a exibição do documentário “Josephine Baker, um destino francês”, que será legendado para a ocasião e contará com participações especiais. As atividades, que são em sua maioria gratuitas, também incluem ateliês de contos, apresentações de canto e dança, um clube do livro, além de degustações de queijos e vinhos.
Os interessados podem se inscrever por meio do site da Aliança Francesa Bahia.