Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade Política de Cookies e os Termos de Uso.
Aceitar
Acontece no PaísAcontece no País
  • INÍCIO
  • TURISMO
  • CULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • AGRO
  • CIDADES
Pesquisar

Feito por Logo da Reczilla

Leitura: Gestantes em Alerta: A Intensificação da Luta Contra a Dengue
Compartilhar
Redimensionador de fontesAa
Acontece no PaísAcontece no País
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • INÍCIO
  • TURISMO
  • CULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • AGRO
  • CIDADES
Siga-nos

Feito por Logo da Reczilla

Goiânia

Gestantes em Alerta: A Intensificação da Luta Contra a Dengue

Redação
Publicado 28 de janeiro de 2025
Compartilhar
4 Leitura mínima
Gestantes em Alerta: A Intensificação da Luta Contra a Dengue
Compartilhar

Com o incremento nos casos de dengue, futuras mães precisam implementar medidas preventivas rigorosas para reduzir os perigos que a enfermidade pode provocar. Nas três primeiras semanas deste ano, Goiânia registrou 562 casos confirmados da enfermidade. Conforme o ginecologista e obstetra Rogério Cândido Rocha, diretor-técnico da Maternidade Nascer Cidadão (MNC), uma unidade da Prefeitura de Goiânia, a dengue pode se agravar de maneira mais severa em mulheres gestantes devido à resposta imunológica mais lenta, aumentando a possibilidade de complicações sérias, como a dengue hemorrágica.

“Esses quadros podem resultar em sangramentos intensos, internações em UTI e, em situações extremas, culminar no falecimento materno”, alerta o especialista. Além disso, o médico enfatiza que a enfermidade também representa risco para o bebê. “Complicações como abortos espontâneos, partos prematuros, descolamento de placenta e até transmissão vertical do vírus são preocupações permanentes. O primeiro trimestre é o momento mais crítico, pois é quando ocorre a embriogênese, tornando o bebê mais suscetível a problemas neurológicos e outras condições severas”, destaca Rogério.

Detectar precocemente os sinais de dengue é fundamental, por isso as gestantes devem estar atentas a febre elevada, dor de cabeça, dores musculares e articulares, náuseas, erupções cutâneas vermelhas e cansaço excessivo. O médico reitera que essas condições devem ser apuradas imediatamente, principalmente em mulheres grávidas, que pertencem ao grupo de risco: “Ao menor indício, a gestante deve buscar a maternidade de referência mais próxima para receber o devido atendimento”.

Ações preventivas

Para evitar a enfermidade, ações preventivas são imprescindíveis. Entre elas, o uso diário de repelentes seguros para gestantes, vestimentas que cubram o corpo e a colocação de telas em janelas e portas para barrar a entrada do mosquito Aedes aegypti. “O controle dos criadouros do mosquito é igualmente vital, eliminando a água estagnada e mantendo o ambiente seguro”, reforça o médico.

Os cuidados durante o pré-natal também têm um papel essencial na proteção da gestante e do bebê. “Por meio do acompanhamento contínuo, é possível detectar sinais iniciais da doença e adotar as estratégias mais adequadas para cada situação, prevenindo complicações mais sérias”, declara o obstetra. Ele também alerta para o risco de reinfecção, já que mulheres que já tiveram dengue enfrentam um risco ainda maior de serem contaminadas novamente durante a gravidez. “A reinfecção pode desencadear formas severas da doença, aumentando as chances de hemorragias, restrição do crescimento fetal e até morte neonatal”, observa.

Zika e chikungunya

Outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, como zika e chikungunya, também merecem atenção especial. O obstetra explica que o vírus zika, por exemplo, pode cruzar a barreira placentária e provocar malformações no sistema nervoso do bebê, como a microcefalia. “Já a chikungunya pode resultar em abortos, complicações neurológicas e aumento de casos de pré-eclâmpsia. A prevenção continua sendo a arma principal contra essas doenças, uma vez que as vacinas disponíveis não são recomendadas para gestantes”, conclui.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia



Fonte: Prefeitura de Goiânia
Formatura dos Guardiões Ambientais marca mais uma etapa de educação cidadã em Senador Canedo
Semasdh realiza reunião sobre acesso a serviços sociais para beneficiários do Cras Recanto das Minas Gerais
Prefeitura de Goiânia realiza ação emergencial para atender pessoas em situação de rua durante período chuvoso
Goiânia celebra 91 anos com tradicional desfile cívico-militar
Sandro Mabel entrega 496 apartamentos e 450 escrituras em Goiânia.
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp? WhatsApp? LinkedIn Telegram Threads Bluesky E-mail Copiar Link Imprimir
Compartilhar
Artigo anterior Descarte Consciente: Dicas da Prefeitura para Resíduos e Entulhos nas Calçadas Descarte Consciente: Dicas da Prefeitura para Resíduos e Entulhos nas Calçadas
Próximo artigo SAMU ANUNCIA NOVOS CONTATOS PARA EMERGÊNCIAS, SE O 192 ESTIVER INDISPONÍVEL SAMU ANUNCIA NOVOS CONTATOS PARA EMERGÊNCIAS, SE O 192 ESTIVER INDISPONÍVEL
Reisen Clube TV
Reisen Clube TV Baixe o App
Sobre a Reisen Clube TV
Slide 1 Slide 2 Slide 3 Slide 4 Slide 5 Slide 6 Slide 7
Goiano do Pé Rachado
Uai, quer um Descontim bão de 10%?
Coloca o cupom, sô!:
ESTRADASELENTES
Assistir o Estradas e Lentes Conhecer a Reczilla Fazer um anúncio

Você também pode gostar

CLASSIFICAÇÃO-4ª RODADA DA 1ª FASE – (CLASSIFICATÓRIA) do Campeonato RIOVERDENSE de Futebol Society dos FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
Rio Verde

CLASSIFICAÇÃO-4ª RODADA DA 1ª FASE – (CLASSIFICATÓRIA) do Campeonato RIOVERDENSE de Futebol Society dos FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

0 Leitura mínima
Metronização: A Nova Era que Pode Acelerar em 30% o Transporte nos Ônibus do BRT
Goiânia

Metronização: A Nova Era que Pode Acelerar em 30% o Transporte nos Ônibus do BRT

2 Leitura mínima
Vice-Prefeita Inaugura Lançamento do Caminho dos Bougainvilles
Goiânia

Vice-Prefeita Inaugura Lançamento do Caminho dos Bougainvilles

2 Leitura mínima
Acontece no PaísAcontece no País
Siga-nos

Logo da Reczilla

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?