No dia 24 de outubro, data do aniversário de 92 anos de Goiânia, diversas autoridades manifestaram suas avaliações sobre a gestão do prefeito Sandro Mabel, destacando avanços, desafios e os próximos passos para a cidade.
O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, avaliou que “Sandro iniciou com muitas dificuldades”, mas que já é possível observar uma retomada no ritmo das obras e nos cuidados com a cidade. Segundo Mendanha, “é um prefeito que trabalha, que responde à sociedade e que possa cuidar bem de todos”. Contudo, complementa que o sentimento é de expectativa, afirmando que “daqui a uns dias as pessoas vão estar extremamente felizes com o bom trabalho que o Sandro executa e vai estar mostrando aí a que vem”.
O secretário de Cultura de Goiânia, Uugton Batista, enfatizou o papel da cultura como elemento sociocultural e econômico na cidade. Uugton Batista destacou a realização do desfile na avenida 24 de Outubro, no bairro Campinas, como encerramento das celebrações do aniversário da cidade. Segundo ele, “mais de 5 mil pessoas participaram hoje do desfile” e a expectativa é que “em torno de 20 a 25 mil pessoas” tenham participado das comemorações. Para ele, “a cultura apareceu agora” no cenário municipal, fazendo a relação entre cultura e retorno financeiro para a população.
Ao falar sobre a situação da prefeitura, o prefeito Sandro Mabel destacou problemas herdados da gestão anterior: “Pegamos uma prefeitura totalmente destruída, com uma dívida astronômica e muita sujeira”. Ele garante que algumas melhorias já podem ser notadas, como a limpeza urbana: “Nosso prefeito conseguiu tirar o lixo. Vocês vão perceber que o número de dengue vai diminuir”.
Uugton também comentou a integração entre a Prefeitura e o Governo de Goiás nas áreas de segurança e saúde, afirmando que “a segurança pública melhorou porque agora a Prefeitura e o Governo de Goiás estão ligados juntos com a segurança pública. A nossa saúde estadual e municipal juntas, portanto, melhorou muito”. Ele acrescentou que o trânsito da cidade acelerou e Goiânia se tornou “referência nacional”.
Em relação à mobilidade urbana, o Secretário de Cultura mencionou um projeto inovador: “Tivemos com o embaixador da Sérvia. Ele disse que ia fazer um metrô. Eles estão repensando se vão fazer um metrô ou se vai usar a metronização que que Sandro Mabel inventou , que é muito mais barato. Mas, assim, 10% mais barato que o metrô”.
Sobre os próximos passos para a cidade, Sandro Mabel declarou: “Fazer Goiânia cada vez mais para as pessoas. Que a pessoa goste de Goiânia. Que tenha uma saúde boa, segurança boa. Uma educação boa. Nós vamos trabalhando muito forte para isso. Se Deus quiser, vai fazer dar certo”.
Quando questionado pela jornalista do Portal ANP sobre se a missão dada era missão cumprida, o prefeito respondeu com firmeza: “Missão dada. Missão cumprida. Missão dada vai ser cumprida”.





