A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará início no próximo sábado, 5 de julho, à a abertura de 26 novos locais para vacinação. As unidades, situadas em todos os sete distritos sanitários da cidade, estarão disponíveis das 8h às 17h, com a proposta de facilitar o acesso da população à imunização nos finais de semana.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, reforçou a importância desta iniciativa. “Esse é um esforço para que as vacinas cheguem mais próximas da população, eliminando a necessidade de deslocamentos longos e proporcionando um atendimento mais ágil”, afirmou.
De acordo com a diretora de Atenção Primária da SMS, Daiana Faria, essa ação busca beneficiar aqueles que têm dificuldade em se vacinar durante a semana. Ela destacou: “Com essa ampliação, a população terá 22 novas opções para receber a vacina contra a Influenza e outros imunizantes”.
Além dessas novas salas de vacinação, permanecem em funcionamento quatro pontos que tradicionalmente atendem aos sábados: o Centro Municipal de Vacinação localizado no Setor Pedro Ludovico, a UPA Jardim América e os CIAMS do Novos Horizonte e Urias Magalhães.
Os 26 novos pontos de vacinação, que estarão abertos no primeiro sábado de cada mês, estão distribuídos da seguinte forma:
No Distrito Sanitário Norte, serão habilitados os CS Vila Clemente, CSF Vale dos Sonhos, CSF São Judas Tadeu e CIAMS Urias Magalhães.
No Distrito Sanitário Noroeste, a população poderá se vacinar nas USF Estrela D’Alva, USF Jardim Curitiba, USF Novo Planalto e USF Jardim Primavera.
O Distrito Sanitário Oeste contará com as CSF São Francisco, CSF Parque Buritis, CSF Buena Vista e CSF Jardim do Cerrado IV.
Para o Distrito Sanitário Sudoeste, os pontos de vacinação serão: CSF Condomínio das Esmeraldas, CS Vila Boa, CIAMS Novo Horizonte e CS Vila Mauá.
No Distrito Sanitário Leste, as vacinas estarão disponíveis na UPA Novo Mundo, UPA Chácara do Governador, CAIS Amendoeiras e USF Dom Fernando.
No Distrito Sanitário Campinas Centro, os cidadãos poderão ser imunizados no CS Crimeia Oeste, CSF Leste Universitário e CSF Santa Helena.
Por fim, o Distrito Sanitário Sul terá a UPA Jardim América, o Centro Municipal de Vacinação (CMV) e o CS Parque Amazônia como pontos ativos.
Essa iniciativa é mais um passo do governo municipal para promover a saúde e garantir que a população tenha acesso à vacinação em momentos mais convenientes. Os cidadãos são encorajados a aproveitar essa oportunidade e verificar os locais disponíveis em suas regiões.
Foto: Jackson Rodrigues
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia