Goiânia apresenta redução de 46% nos casos de dengue no primeiro semestre de 2025.

2 Leitura mínima
Goiânia apresenta redução de 46% nos casos de dengue no primeiro semestre de 2025.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou um balanço sobre os casos de dengue no município. De janeiro a maio de 2025, a capital registrou 16.082 casos da doença, uma redução de 46,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 23.618 casos.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou a importância da colaboração entre o poder público e a população nesse resultado positivo, mas alertou que a luta contra o mosquito Aedes aegypti deve continuar, mesmo durante o período de estiagem. Ele enfatizou a necessidade de monitoramento rigoroso e cuidados nas residências.

O número de óbitos pela doença também apresentou uma queda significativa: em 2025, foram registrados nove óbitos, o que representa uma redução de 52,9% em relação aos 17 óbitos registrados no mesmo período de 2024. Apesar da chegada do sorotipo 3 do vírus da dengue, os casos graves também diminuíram, passando de 63 para 49 entre janeiro e maio dos anos citados.

O combate à dengue foi intensificado com a realização de 1,4 milhão de visitas domiciliares para controle dos vetores e orientação da população, além de inspeções em imóveis fechados e abandonados. Durante essas visitas, foram identificados 22.141 imóveis com focos do mosquito e eliminados 32.142 criadouros.

Além disso, foram realizados 44 mutirões para a limpeza de áreas urbanas, onde mais de 20 mil pneus descartados inadequadamente foram recolhidos.

A SMS reforça alguns cuidados essenciais para prevenir a proliferação do mosquito:

  • Tampar caixas d’água, baldes e reservatórios;
  • Eliminar pneus e recipientes que possam acumular água;
  • Preencher pratinhos de vasos com areia;
  • Manter as lixeiras bem fechadas;
  • Não descartar entulhos e resíduos em lotes baldios;
  • Trocar diariamente a água oferecida aos animais de estimação.

Fotos: SMS
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *