A Prefeitura de Goiânia apresentou neste sábado (18/10) o programa de arborização *Goiânia + Verde* durante o evento *Goiânia + Humana*, realizado no Conjunto Vera Cruz II. O projeto visa o plantio de mudanças nativas do Cerrado em várias áreas da cidade, com a meta de atingir 400 mil mudas até o final do mandato do prefeito, que ressaltou a importância de ampliar a arborização local.
Durante a abertura da edição especial em comemoração aos 92 anos da capital, o prefeito destacou que Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do mundo e tem o objetivo de assumir a liderança nesse aspecto. O programa contempla diversas iniciativas, como o plantio de 2,5 mil espécies nativas no Parque das Flores e 800 mudas em áreas brejosas do Parque Sebastião Júlio Aguilar.
Outros locais que receberão o plantio incluem o Córrego Rosão, com 1,5 mil mudas nativas, e a Lagoa Vargem Bonita, que contará com 820 mudas adaptadas a áreas alagadas. No Parque Curitiba, também serão plantadas 1,2 mil mudas de espécies nativas. Essas ações são fundamentais para promover a sucessão ecológica, permitindo a recuperação dos ecossistemas e reduzindo os riscos de incêndios florestais, segundo a bióloga da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Wanessa Caroline.
O programa *Goiânia + Verde* também tem um enfoque na proteção de recursos hídricos, visto que o plantio em Áreas de Preservação Permanente (APPs) serve como um filtro natural que assegura a qualidade da água. A vegetação densa desempenha um papel crucial ao impedir que sedimentos e poluentes alcancem os corpos d’água, favorecendo a saúde ecológica da região.
Em termos de política pública, o *Goiânia + Verde* é classificado como uma Política Pública Transversal, abrangendo benefícios ambientais, sociais e econômicos. Dentro deste programa, destaque para o projeto *CMEI + Verde*, que incentiva o plantio de árvores em escolas, promovendo também a educação ambiental entre os alunos.
Ao envolver as crianças no plantio e na manutenção das mudas de espécies nativas do Cerrado, a iniciativa busca cultivar uma consciência ambiental, reforçando valores de responsabilidade e respeito pela natureza, conforme explicou o diretor de Áreas Verdes da Amma, Gustavo Cruvinel.
Além disso, a população pode interagir com o programa através do aplicativo *Goiânia 24h*, disponível para iOS e Android. Nele, os cidadãos podem solicitar o plantio de mudas nas calçadas, preenchendo um formulário sobre as condições do local. As equipes da Amma são responsáveis por definir as espécies adequadas e realizar o plantio.
O programa ainda inclui a criação de corredores verdes que conectam parques por meio do plantio em calçadas e canteiros centrais, ligando o Parque Areião ao Parque Vaca Brava. Outra ação destacada é a *Virada Ambiental*, uma parceria entre as prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia, que visa o plantio ao longo da Avenida Rio Verde, entre os dois municípios.